As dúvidas sobre o futuro do gás natural parecem não atemorizar o setor automotivo brasileiro. Em março a tecnologia flex-fuel, já usada largamente em veículos leves do país, deve chegar aos motores diesel, quando a Delphi e a Bosch deverão lançar seus kits de GNV-diesel no mercado de reposição. Todavia já há interesse de montadoras – como a Volkswagen – em adotar o sistema em veículos de fábrica.


O kit deverá custar cerca de R$ 30 mil, mas os fabricantes estimam que o retorno do investimento se dê em até um ano, em razão da economia de 30% proporcionada pela substituição do diesel por gás, o qual, além disso, é menos poluente. Estudo aponta para queda de R$ 3 para até R$ 2,10 no custo do quilômetro/litro para uma carreta com capacidade para 40 toneladas que roda 700 quilômetros.


Porém, para que o motor funcione bem com o GNV, a mistura combustível deve conter pelo menos 10% de diesel, para garantir a partida em sistemas que não funcionam com velas de explosão. (CCS)