por Márcia Alves


  


Os hipermercados estão cada vez mais interessados na exploração do comércio varejista de combustíveis. O Carrefour, que foi a primeira rede a abrir postos em hipermercados em 1994 e que, atualmente, já soma 57 estabelecimentos em 136 lojas no país, recentemente assumiu oito postos da Esso, cinco em Porto Alegre (RS), dois na capital paulista e um em Curitiba (PR). Com isso, como diz o ditado, matou dois coelhos de uma vez, ou seja, entrou de uma só vez em dois segmentos, o de postos de rua e o de lojas de conveniência. A investida do Carrefour na área de combustíveis segue o padrão de atuação do grupo na Europa, onde possui uma posição consolidada nesse mercado, inclusive com duas bandeiras próprias de conveniência na França.


Aliás, interessa muito aos hipermercados aboca­nhar também o segmento de conveniência, hoje operado pela revenda de combustíveis. Tanto que o Grupo Pão de Açúcar inaugurou em novembro um novo formato de loja de conveniência, batizado de Extra Perto. As primeiras unidades foram abertas na capital paulista, nos bairros Liberdade, Moema e Itaim. Mas, o grupo anunciou que pretendia fechar 2006 com 10 novas lojas e em quatro anos chegar a 160 unidades.


Pequena para um supermercado tradicional, porém maior que uma loja de conveniência comum, o novo empreendimento ocupa áreas que variam de 150 a 250 m2.  Com esse novo formato, o Pão de Açúcar concorrerá tanto com as lojas dos postos, quanto com os chamados supermercados de vizinhança – pequenos negócios que crescem a taxas mais elevadas que a média do setor.


E a concorrência com a revenda, que já era acirrada no comércio de combustíveis, tende a piorar com a entrada dos gigantes do varejo na área de conveniência.