Projetadas para agregar valor à venda de combustíveis, as lojas de conveniência estão conquistando cada vez mais seu próprio espaço na preferência do consumidor. Uma recente pesquisa mercadológica nesse segmento detectou uma acentuada tendência de expansão no número de estabelecimentos para os próximos anos, que já em 2006 passaria dos atuais 3,5 mil para 5 mil lojas. Participar de um mercado que tende a crescer é uma boa notícia para o revendedor de combustível e ao mesmo tempo uma preocupação, já que isso também significa mais concorrentes na praça.


Para o consultor Marcel Scalco, não resta a menor dúvida que o dono de posto tem de investir também na gestão profissional da loja de conveniência. “Arrisco-me a afirmar que é mais necessário ainda, já que a quantidade de itens que compõem o mix de uma loja é infinitamente maior”, afirma. Para ele, essas condições acarretam a necessidade de maior atenção e pre­cisão nas com­pras e, ainda, nos controles para evitar estoques elevados e perdas com produtos que não giram.


Segundo Scalco, o primeiro passo para profissionalizar a gestão da loja de conveniência começa pela clara definição do perfil do consumidor, por meio de pesquisas mer­cadológicas. A partir disso, o revendedor pode compor o mix de produtos e calcular os preços de acordo com as circunstâncias de mercado e do público alvo. Por último, deve preparar sua equipe para prestar um atendimento gentil e cortez. “Também é importante criar bons métodos de controle e relatórios ge­renciais para uma eficiente gestão de compras, estoques e custos”, ressalta o consultor.


Marketing da conquista


Já dizia Robert Lauterborn, americano especialista em marketing de consumo, que “mais importante do que ter um produto ou serviço pa­ra ofertar é ter um clien­te para satisfazer”. O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empre­sa (Sebrae) ensina a prática do “marketing da conquista”, que começa por localizar onde o cliente está e como é influenciado pelo seu meio ambiente; depois é preciso entender o seu comportamento e hábitos de consumo, desenvolvendo produtos e serviços que possam suprir os seus desejos e necessidades.


Para Carlos Eduardo Munhoz, professor e consultor, “a comunicação é o momento da sedução que visa empolgar o cliente a comprar o serviço ou produto”. Ações de marketing ajudam nessa tarefa, desde que se saiba qual o público-alvo. “Pode ocorrer de a loja ter um porte pequeno, mas um público-alvo de classe A ou vice-versa”, diz. Uma das técnicas apropriadas, a seu ver, é a do merchandising no ponto de venda, “que permite explorar melhor a disposição física da loja e dos produtos oferecidos”. Além disso, o atendimento é essencial para consolidar todo o trabalho desenvolvido, mas deve ser integrado em todo o posto. “Não basta ter uma loja eficaz, se o atendimento do frentista é deficitário. O consumidor olha o ponto de venda como um todo”, afirma.


marcia@postonet.com.br


G estão


Profissional


Responda as questões e identifique quais pontos
precisa melhorar em sua loja de conveniência.


1- Tem o hábito de observar sua loja de longe, reparando como é o fluxo de pessoas em relação ao número de carros que passam pela pista?


pSim               pNão    pMais ou menos               


2- Os funcionários abordam os clientes, são preparados para esclarecer eventuais dúvidas e prestam um atendimento interessado e gentil?


pSim               pNão    pMais ou menos


3- Existem metas de venda de produtos indivi­duais e por equipe, além de um cliente oculto para avaliar o atendimento?    


pSim               pNão    pMais ou menos


4- Adota em sua loja um Manual de Normas e Procedimentos, impresso, ao alcance da equipe para consulta?


pSim               pNão    pMais ou menos


5- Realiza parcerias com fornecedores para o treinamento de sua equipe, em conhecimento técnico de produtos?


pSim               pNão    pMais ou menos


6- Sua equipe é periodicamente treinada para prestar um atendimento de excelência?


pSim               pNão    pMais ou menos


7- As reuniões são freqüentes e habituais e os colaboradores participam ativamente, questionando, sugerindo, sendo perceptível a todos os ganhos que elas proporcionam?


pSim               pNão    pMais ou menos


8- Existe um programa de remuneração variável ou de premiação, para que seus atendentes tenham a oportunidade de buscar melhores ganhos a partir de seu desempenho operacional, no atendimento ou em vendas?


pSim               pNão    pMais ou menos


9- Sua loja possui um controle de estoque rigoroso, inclusive com inventários de estoque mensais?


pSim               pNão    pMais ou menos


10- Há controle do giro médio de cada produto e definição de estoques mínimos, como meio de evitar compras desnecessárias ou a falta de produtos importantes?


pSim               pNão    pMais ou menos


11- A apresentação de sua loja é viva e colorida, a ponto de chamar a atenção e despertar o desejo pelo consumo?


pSim               pNão    pMais ou menos


12- As gôndolas e geladeiras são permanentemente reabastecidas, sempre ordenadas com o rótulo dos produtos para frente e com a “frente cheia”?


pSim               pNão    pMais ou menos


13- A limpeza é um ponto do qual você pode se orgulhar?


pSim               pNão    pMais ou menos


14- A equipe de pista convida sistematicamente os clientes para conhecerem a loja?


pSim               pNão    pMais ou menos


15- Desenvolve ações de comunicação, visando tornar a loja mais conhecida no bairro e entre os clientes atuais?


pSim               pNão    pMais ou menos


16- Utiliza promoções pequenas e simples para atrair clientes para dentro da loja?


pSim               pNão    pMais ou menos


17 – Periodicamente, ouve os clientes ou faz pesquisa de satisfação, como forma de melhor compreender suas necessidades e desejos?


pSim               pNão    pMais ou menos


18- O mix de produtos é definido a partir de pesquisas com os clientes e da observação de seus hábitos de consumo?


pSim               pNão    pMais ou menos


19- Modifica, periodicamente, o mix de produtos, objetivando ter sempre algo novo para oferecer e assim surpreender os clientes?


pSim               pNão    pMais ou menos


20- A loja oferece alguns produtos exclusivos ou altamente diferenciados?


pSim     pNão    pMais ou menos


 


Como interpretar os resultados


Sim = 1 ponto


Mais ou Menos = 0,5 ponto             


Não = 0 ponto


Some seus pontos para cada opção assinalada e veja as conclusões:


 


Acima de 17


MOTIVO DE ORGULHO


A gestão de sua loja já está profissionalizada, utilizando as principais ferramentas da administração contemporânea. Mas não se descuide, porque, em breve, isso será pouco.


 


De 15 a 17


MOTIVO DE TRANQUILIDADE


 Sua gestão está correta e bem acima da média do setor. Mas, ainda há muito a fazer. Busque assessoria, caso contrário poderá estagnar no atual estágio ou até mesmo regredir.


 


De 12 a 14


MOTIVO DE ATENÇÃO


Embora reconheça a necessidade, por algum motivo não tem conseguido implementar mudanças no seu negócio. Algumas até foram iniciadas, porém, nenhuma ainda foi concluída. Por isso, deve buscar ajuda externa, sem a qual não conseguirá melhorar o desempenho da loja.