A Comercial Zeppini S.A., fabricante nacional de equipamentos para postos de serviços, acaba de conquistar a certificação pelo cumprimento à Portaria Inmetro nº 37/2005, conferida pela UL do Brasil (filiada a Under­writers Labo­ratories internacional), que garante que os componentes dos sistemas de descarga e abastecimento de combustíveis produzidos pela empresa atendem a todos os requisitos de segurança definidos pelo órgão.


A certificação é compulsória e foi conferida aos seguintes equipamentos fabricados pela empresa: câmara de contenção da descarga de combustível, câmara de acesso à boca de visita, câmara de contenção sob a unidade de abastecimento, câmara de contenção sob a unidade de fil­tragem e flange de veda­ção. A Zeppini é uma das pioneiras do mercado a obter esse certificado e a primeira por meio da UL do Brasil.


Diversos modelos de câmaras de contenção e flanges de vedação utilizados em postos de combustível foram aprovados e receberam a marca UL/Inmetro. “Além de atender aos requisitos legais, o selo traz credi­bilidade já que a marca UL é um diferencial no mercado, principalmente no que diz respeito à exportação. Possuir um certificado, mesmo que de outro país, é um diferencial favorável”, afirma Julian Barrao, responsável comercial pela área de gás, óleo e equipamentos para postos de serviço da UL do Brasil.


De acordo com Barrao, sem a certi­ficação esse tipo de equipamento facilita a contaminação do solo e do lençol freático nos grandes centros urbanos. “Há riscos de vazamentos em tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis de postos de serviço, o que pode comprometer a segurança pública, gerando risco de explosões e danos irreversíveis ao meio ambiente”, diz.


A utilização de produtos certificados, além de atender os requisitos legais, traz facilidades para os respectivos usuários destes itens na obtenção de outras certificações, como, por exemplo, registro ambiental (ISO 14000), de responsabilidade social (NBR1 16000) e de qualidade, entre outros.


collich@postonet.com.br