80 ANOS DO SINCOPETRO

PREPARE-SE PARA UM 2024 COM MUITAS CELEBRAÇÕES, MAS TAMBÉM AÇÕES E REIVINDICAÇÕES

Poucas entidades associativas no Brasil chegam aos 80 anos de existência com tanta potência e vitalidade. Quando foi fundado, em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, o sindicato que representa os revendedores de combustíveis no estado de São Paulo reunia apenas uns poucos empresários sonhadores que queriam mais, muito mais do que serem simples prepostos das grandes companhias distribuidoras de petróleo.

Hoje, oito décadas depois, entre muitas dificuldades, mas também, inegavelmente, muitos avanços, a categoria é organizada, reivindicativa e, certamente, empenhada em fazer muito mais pela revenda de combustíveis também graças à ação constante do Sincopetro.

Ao longo de seus anos de atuação, tem sido pioneiro em inúmeras ações e avanços na legislação relacionada aos combustíveis e no combate às irregularidades do setor, bem como no acompanhamento de ajustes metrológicos dos equipamentos nos postos, em campanhas de proteção ao consumidor refletidas diretamente no negócio dos revendedores, entre inúmeras outras lutas em prol da categoria.

E, como não poderia ser diferente, em 2024, José Alberto Paiva Gouveia, o Zeca, presidente do Sincopetro, avisa que o sindicato estará ainda mais ativo em suas lutas e ações. Ele ressalta que, além das adaptações à nova legislação tributária, com orientações constantes aos associados, o Sincopetro estará atento aos maus revendedores que tanto prejudicam a categoria, denunciando possíveis fraudes, mas também combatendo distorções fiscalizatórias. No quesito negócios, apresentará novidades em equipamentos, sistemas e tendências em postos e lojas no Brasil e no exterior.

“E, claro, que os nossos 80 anos também merecem ser celebrados com muitas comemorações. Queremos que a nossa tradicional Festa do Revendedor seja ainda mais grandiosa!”, exalta. Segundo explica, o Concurso Posto Mais Bonito do Brasil, já chamado de ‘O Oscar da Revenda’, também deve apresentar novidades em 2024, com novo regulamento e formas de inscrição.

“Mas não só isso”, continua. “Estamos preparando um sindicato totalmente renovado para os revendedores, com ampliação de serviços, novas parcerias comerciais, central de compras, escola de negócios, remodelação na área de comunicação, tudo para trazer ainda mais benefícios aos associados”, assegura.

Para completar, Zeca ainda destaca que a sede do Sincopetro, no bairro do Pacaembu, na capital, também deve passar por uma grande transformação, já que é intenção da diretoria flexibilizar o uso do auditório para os empresários e parceiros do sindicato, “o que vai se configurar como a verdadeira ‘casa da revenda’”, encerra.

2024 já começou e nossas atividades estão a todo vapor!

Nas próximas edições da PO ao longo do ano, vamos trazer em detalhes todas as batalhas e conquistas da categoria, onde o Sincopetro teve participação decisiva e fundamental, sempre compromissado com os interesses da revenda de combustíveis no país.

Aguarde por novidades!

 

O SINCOPETRO AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Até meados de 1990, a interferência do Estado brasileiro no mercado dos combustíveis contemplava o controle de preços e margens de comercialização. Desde então, iniciou-se um processo de liberalização de preços em toda a cadeia produtiva, além de gradual redução dos subsídios governamentais. Mas foi somente a partir da Lei do Petróleo, em 1997, que a abertura no mercado se deu de modo mais efetivo, tendo sido concluída em 31 de dezembro de 2001. A partir desta data, os reajustes nos preços dos combustíveis passaram a caber exclusivamente a cada agente econômico, em cenário de livre concorrência.

Acompanhe algumas das lutas impetradas pelo Sincopetro desde então.

dest1b

POR DENISE DE ALMEIDA