ETANOL GANHARÁ IMPULSO COM RENOVABIO

 Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê que a capacidade da oferta de etanol no país poderá saltar de 26,7 bi­lhões de litros para no mínimo 43 bilhões de litros até 2030 com a entrada em vigor do Renovabio, programa do Ministério de Minas e Energia que busca incentivar a produção de Cartier Replica biocombustíveis no Brasil. Na mesma linha, a consultoria especializada Datagro tam­bém projetou que o programa poderá aumentar a oferta em até 47,1 bilhões de litros nos próximos dez anos.

A previsão da EPE considera a produção de etanol de primeira e segunda gerações e o etanol feito a partir do milho, cuja safra ocorre em período diferente da cana. O estudo também levou em conta a operação 26 novas usinas de produção de etanol de cana e o cenário de crescimento econômico de 2,5% a 3% ao ano até 2030.

O Renovabio, que está em fase de regulamentação e terá início em 2020, também pretende promover, de acordo com MME, a re­dução da intensidade de carbono da matriz de combustíveis do país em 10% até o fim de 2028. Para tanto, estão previstos investimen­tos de R$ 1,3 Breitling Replica Watches trilhão na expansão da produção de biocombustíveis; redução de, pelo menos, 0,84% do preço da cesta de combustíveis ao consumidor ao final do período; e redução da exposição do país a risco cambial e aos preços internacionais de petróleo.