CRESCIMENTO DE CONVENIÊNCIA É DESTAQUE NO SETOR

NO ANO PASSADO, SEGMENTO CRESCEU 3,2% EM FATURAMENTO E 3% EM NÚMERO DE LOJAS.

 Enquanto as vendas de combustíveis aumentaram pouco mais de 0,5% em 2017, o canal Conveniência cresceu quase seis vezes mais no mesmo período. O segmento encerrou 2017 com faturamento de R$ 7,4 bilhões, re­presentando alta de 3,2% em relação ao ano anterior. O número de lojas também aumentou de 7.655 unidades em 2016 para 7.900 em 2017, uma alta de 3%. O levantamento foi realizado pela Plural, entidade que congrega as principais distribuidoras combustíveis e consta no Anuário 2018.

 No grupo de lojas das associadas à Plu­ral, que representam 61% do segmento, o aumento foi de 4,6%, com 4.796 lojas – 289 a mais do que o verificado em 2016. O fatu­ramento médio das lojas das associadas foi de R$ 113.679,00, quase 60% acima do fatu­ramento médio das lojas de outras bandei­ras ou sem bandeira (R$71.437,00). O ticket médio do segmento foi de R$ 12,54 (5,4% maior que o ticket médio do ano anterior).

Na análise setorial, o Anuário revela que a crescente demanda por alimentos e bebidas saudáveis e frescos (produtos light, orgânicos, integrais, sem glúten, sem lactose, com características saudáveis etc.) permanece em alta. Segundo estima a Eu­romonitor, a movimentação do mercado brasileiro de alimentação saudável será na ordem de R$ 63 bilhões em 2018, o que representa um incremento de 0,8%.