No dia 14 de abril, Aurélio Amaral tomou posse na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para um mandato de quatro anos. Ele passará a integrar a diretoria colegiada da agência, ocupando a Diretoria 1, responsável pelas superintendências de Abastecimento, Fiscalização do Abastecimento, Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, e Definição de Blocos. O recém-empossado assumirá uma das cadeiras vagas desde o ano passado, com a saída dos ex-diretores Florival Carvalho e Helder Queiroz, juntando-se à atual diretoria, formada pela diretora-geral, Magda Chambriard, e os diretores Waldyr Barroso e José Gutman.


Na cerimônia realizada na Escola Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), o novo diretor abordou “os desafios do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis” e destacou seu empenho para que, com “sua solidez técnica, transparência e efetividade na promoção do interesse público”, a agência seja reconhecida pela sociedade e torne-se referência internacional em regulação.


Ao dar as boas vindas a Aurélio, Magda Chambriard comentou que “a posse de um diretor é sempre um momento muito especial e, nesse caso, significa o reconhecimento por um excelente trabalho à frente da Superintendência de Abastecimento”, declarou. A diretora lembrou sua atuação no aperfeiçoamento da gestão do abastecimento, “com a identificação dos gargalos, e também as ações para que a ANP cumpra a sua atribuição de garantir o abastecimento nacional”. 


O novo diretor ingressou na ANP em 2009, inicialmente como assessor da diretoria. No ano seguinte, assumiu a coordenação do escritório da agência em São Paulo. Foi superintendente-adjunto de Fiscalização do Abastecimento de 2011 a 2012. Nesse ano passou a exercer a Superintendência de Abastecimento até a nomeação como diretor. 


Aurélio é advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo (São Bernardo do Campo, SP). Sua nomeação para o cargo pelo Governo Federal havia sido publicada no dia 28 de março no diário oficial (DOU). (por Cristiane Collich Sampaio)