Qual o melhor país para se viver? “Brasil” é a resposta de Bruno Leone, um país que tem tudo para vencer e que recebeu de braços abertos a ele e a seus pais no ano de 1952, quando chegaram ao país, em busca de melhores oportunidades.


No Brasil a família cresceu, com o nascimento de seus irmãos Luciano e Vittorio. Em 1957 chegaram seus tios Fernanda e Michel, junto com os primos Marilena e Luciano Galea.


A história da família no mercado de combustíveis vem de longa data. Antes de vir ao Brasil, Uberto Leone, patriarca da família, já havia trabalhado no segmento de petróleo e, depois, foi profissional de vendas da então Esso Brasileira de Petróleo, por anos seguidos.


O tempo passou e, no dia 25 de fevereiro de 1971, foi fundada a Leone Equipamentos, dirigida ao segmento de postos de serviços, que comercializava, apenas, bicos automáticos de abastecimento.  Gradualmente, foi agregando serviços e novos equipamentos ao seu portfólio, também direcionados a distribuidoras e centros de serviços automotivos.


Água, energia elétrica e diversificação


A trajetória da Leone foi marcada pelo desenvolvimento tecnológico constante, de forma a superar as expectativas de um mercado em contínua evolução. Atualmente, “as linhas que têm gerado maior procura referem-se a energia, adequação ambiental e geração de novas receitas”, relata Bruno Leone.


Segundo ele, no campo ambiental os destaques são os sistemas de tratamento e de reuso de água, que já são obrigatórios em alguns municípios do país. No quesito de energia, irregularidades no fornecimento pelas concessionárias públicas e a elevação do custo estimularam os postos a buscarem alternativas em geradores particulares, para garantir o funcionamento das atividades.


Além dessas linhas, a empresa tem procurado auxiliar os postos na geração de renda adicional. Assim, a Leone tem oferecido itens e soluções completas para a instalação ou modernização de trocas de óleo e de serviços de pneus, com alinhamento e balanceamento, apresentando elevadores e máquinas para serviço a vácuo, reciclagem de ar-condicionado e troca de fluído de freios.


Hoje, a direção da Leone, composta por Bruno, Lídia, Luciano, Vittorio e Galea, prossegue investindo na capacitação da equipe e da nova geração da família para a continuidade da empresa. (por Cristiane Collich Sampaio)