Por Denise de Almeida


 


A capital carioca, seguindo o modelo de Amsterdã e Paris – e de testes brasileiros, realizados  em Curitiba e Recife –, está elaborando uma licitação para a criação de um sistema de carros  elétricos compartilhados.  Serão 100 unidades que devem dispor de 200 vagas para  estacionamento e recarga distribuídas em 25 estações no centro e em mais 12 bairros da zona  sul, e funcionarão como o BikeRio,  sistema de bicicletas compartilhadas que deu certo na  cidade.


Por meio de um aplicativo de celular, o usuário opta por um plano de assinatura do sistema:  diário, semanal, mensal ou anual.  A cada 30 minutos de circulação será cobrada a tarifa  respectiva no cartão de crédito cadastrado no sistema. Quanto maior o período escolhido,  menor a tarifa proporcional.


Para utilizar o veículo, o usuário deve escolher previamente o local de retirada e entrega para  garantir que o veículo possa estacionar ao chegar em seu destino.  O sistema de  recarregamento dos automóveis será nas próprias estações e nenhum dos veículos poderá se  retirado com menos de 40% da bateria carregada.


A Secretaria Especial de  Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro (Secpar)  apontou a possibilidade de os carros já estarem circulando nos Jogos Olímpicos, em agosto.