Por Denise de Almeida


Foi-se o tempo em que exibir músculos avantajados e muito bem definidos era coisa de  homem. Hoje elas também malham pesado para garantir aquele corpo sarado, com muitas  curvas, saúde de sobra e... músculos, muitos músculos! 

Elas são fisiculturistas, um esporte que até a década de 70 era exclusivamente do universo  masculino e cujo objetivo é um só:  buscar, pela prática da musculação, a definição corporal  apenas com massa magra para competir em apresentações individuais ou coletivas de  comparação, onde são avaliados simetria,cheap omega replica proporção e volume muscular. Consiste  essencialmente em praticar muito exercício e ter uma boa dieta. 

Falando assim até parece simples, mas, “é um esporte  extremamente caro e sacrificante, pois é necessário seguir dietas rigorosas e restritas, com diversos tipos de suplementos”, afirma a secretária, mãe e esposa,cheap omega Laine  Mendes,  primeira colocada no Campeonato Paulista de Estreantes IFBB em 2014.  

Com 33 anos, Laine conta que começou a praticar fisiculturismo há pouco mais de um  ano. “Conheci o esporte quando iniciei na musculação nos idos do ano 2000. Mas só depois  que o meu filho nasceu, em 2009, é que comecei a estudar mais e me  apaixonei pelo fisiculturismo vindo a praticar efetivamente a partir de setembro de 2013”,  revela. 

A dieta rigorosa e o treino de 40 minutos diários de musculação ajudaram a transformar o seu  corpo e, com poucos meses de prática intensiva, participou do seu primeiro campeonato e já conquistou  o terceiro lugar no Brasil Open IFBB 2014.  Daí para a primeira colocação foi um pulo.  Mas não  sem muita preparação e disciplina.  “Com filho pequeno, trabalhando fora e tão pouco tempo  para treinar, muitos desacreditavam que eu pudesse vencer atletas mais experientes”, conta. 

Ao contrário do que se imagina de uma fisiculturista, entretanto, Laine, que recebe  acompanhamento de um personal trainer, não tem músculos daqueles que chegam a causar  espanto.  É que a categoria escolhida por ela, a Body  Fitness da IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness), exige pouco volume  muscular e definição sem marcações profundas. (veja mais sobre as categorias no quadro ao lado) 



Fisiculturismo feminino


As categorias variam de acordo com a entidade que organiza as competições, mas, em geral,  compreendem: 

Biquíni – é a mais disputada. Mulheres proporcionais e sem muita definição  muscular mostram um corpo sarado e sem tanta força; 

 Wellness – nesta categoria o corpo deve ter  uma aparência saudável, sem exageros e baixo percentual de gordura; 

 Body Fitness – aqui é preciso ter ombros mais largos, braços muito  bem malhados,voucher halfords com volume, e corpo em formato de Y;  

Physique – os músculos aparecem de forma mais arredondada e com grande  definição, num resultado que pode parecer pouco feminino; 

Culturismo – seria a categoria quase Arnold Schwarzenegger, com o máximo volume muscular. É a mais escassa em número de competidoras.