Por Denise de Almeida

Sim. A empresa japonesa Blest Corporation desenvolveu um equipamento que pode  transformar 1 quilo de lixo de plástico em 1 litro de combustível (gasolina, diesel ou querosene),  necessitando apenas 1 kW de energia e emitindo menos  CO2 durante o processo. 

Desenvolvida para uso doméstico ou industrial,  a Blest Machine, como é conhecida,cheap breitling replica usa um  controle de aquecedor de temperatura elétrico para derreter o plástico e convertê-lo em gás  bruto.  Direcionado a um compartimento  especial, esse gás entra em contato com água, que o resfria,  e se converte em combustível,  podendo então ser usado em fogões e aquecedores ou, se  refinado, em carros e motos.  

Segundo o professor da Universidade da ONU em Tóquio, Akinori Ito, inventor da Blest, a  decisão de criar o equipamento surgiu para enfrentar o desafio de reciclar lixo em um país  como o Japão, que não dispõe de muito espaço.  Disponível em tamanhos e modelos  diferentes,  a Blest Machine processa qualquer tipo de material plástico, inclusive as famosas  sacolas plásticas, que demoram entre  50 e 100 anos para se decompor, e, hoje, se constituem um grave problema ambiental. 

Embora funcione com quase todo o tipo de plástico,cheap breitling a máquina não funciona com plástico PET  (aquele usado nas garrafas de água) nem com PVC,  uma vez que a conversão destes  materiais exige temperaturas superiores a 600ºC, e a temperatura da Blest Machine ronda os  450ºC. 

A invenção já foi vendida a compradores de 80 diferentes países e sua versão portátil pode ser  instalada sobre uma mesa em casa ou no escritório,voucher halfords  evitando a necessidade de construir enormes  usinas, onde normalmente o plástico é reciclado,  ou lixões.