Por Denise de Almeida

A implantação do sistema que, por meio de um pulser eletrônico instalado nas bombas de  abastecimento, irá monitorar o controle de vazão de cada bico e transmitir diretamente ao Fisco   todas as operações de venda de combustíveis realizadas pelos 8,3 mil postos revendedores do  estado deve ocorrer ao longo deste ano,  segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo.  

O projeto, denominado Profisco,  é um Sistema de Autenticação e Transmissão de Registros de  Pulser Eletrônicos (SAT-RP-e) e tem por objetivo otimizar a arrecadação tributária,  combatendo  a sonegação fiscal e a fraude nas bombas medidoras. 

O equipamento transforma o volume medido pelo componente interno da bomba em pulsos  elétricos e deverá ser instalado no ‘caminho’ da comunicação estabelecida entre cada um dos  pulser e a placa-mãe da bomba,  sem que haja qualquer interferência nos dados transmitidos à  Secretaria da Fazenda.  

Uma vez instalado o sistema remoto,IWC replica a Sefaz-SP vai poder efetuar sistematicamente a  conciliação entre o LMC (EFD)  com as notas fiscais de entrada (NF-e),  documentos fiscais de  venda (SAT-CF-e), e RP-e,  podendo identificar operações atípicas, ‘estouros’ ou estoques  negativos.  

Os primeiros testes já foram realizados e, assim que forem  publicadas as portarias,  deve ser  implantado nos postos paulistas em duas fases:  a primeira,  de adaptação dos equipamentos  já existentes e, num segundo momento, a  fabricação de novas bombas com o SAT-RP-e instalado de forma nativa, nesse caso com a utilização de certificado digital. 

Estudos preliminares da Sefaz-SP e da Fundação de Apoio da Universidade de São Paulo,  parceira no projeto apontaram que o custo do  equipamento deve ficar em torno de R$ 730,   sem contar custos relacionados ao  desenvolvimento de software nem dispositivos necessários  para atender a segurança contra a   inviolabilidade.  

Todo o material relacionado ao projeto SAT-RP-e pode ser acessado pelo endereço:  www.fazenda.sp.gov.br/satrpe