por Márcia Alves

IWC replica sans-serif" size="2">O avanço da moagem de cana-de-açúcar e a maior destinação de matéria-prima para a produção etanol não têm conseguido fazer frente ao consumo em alta. A conclusão é do relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), IWC replica watchesque também apurou aumento na recuperação de preços do produto em relação ao ano passado. 

Nas contas da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), as vendas totais de etanol atingiram 6,9 bilhões de litros no acumulado do ciclo 2015/2016 até 1º de julho. O resultado é 17% maior na comparação com os 5,9 bilhões de litros registrados nos três primeiros meses da temporada anterior.

Segundo a presidente da Unica, Elizabeth Farina, a demanda maior por hidratado é resultado direto da recomposição da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) na gasolina. Ela cita, ainda, a redução da alíquota de ICMS incidente sobre o etanol em Minas Gerais, estado possui a segunda maior frota do país.

Mas, para manter sua participação na matriz energética brasileira nos atuais 17,5%, o etanol precisará ter produção elevada anualmente de 3,5% a 4% em média na próxima década. A informação é da diretora geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard. 

Em sua participação no evento Ethanol Summit, realizado em meados de julho, a diretora da ANP informou que até maio deste ano, o volume médio diário de vendas tanto de etanol anidro e hidratado já superam os níveis de 2009. Porém, sua representatividade no consumo do Ciclo Otto é menor.

A conclusão da diretora é que falta uma política governamental de longo prazo e de rentabilidade para o setor. Hoje, cada litro de etanol gera 70% da energia do combustível fóssil. “Isso torna o etanol competitivo apenas em seis estados. Se fosse 80%, o etanol seria competitivo em outras 16 unidades da federação", afirmou.

Já a presidente da Unica expôs o seu temor em relação ao futuro. “Se houver recrudescimento da inflação, será que o governo não vai baixar para zero de novo a Cide ou não vai impedir a Petrobras de fazer política de preços?”, questionou. Para ela,cheap IWC replica em virtude da recente crise do setor, estas respostas são essenciais para se retomar os investimentos.