Um dos modelos mais bem sucedidos em expansão de negócios é o franchising. As redes de franquias crescem a taxas bastante superiores à média da economia brasileira e atuam em segmentos variados, oferecendo produtos e serviços que, cada vez mais, precisam atender às exigências de um mercado ávido por novidades. E, se antes elas se concentravam nas capitais, agora, empurradas pelos altos custos de ocupação dos grandes centros urbanos e pela própria saturação operacional do modelo de negócio, buscam espaço fora das regiões tradicionais e vêm apostando nas pequenas e médias cidades do interior para expansão de crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 30% das redes de franquias brasileiras já estão presentes no interior e têm planos de se expandir. Novos mercados De fato, as cidades do interior do Brasil formam um país à parte. Nos anos 70, existiam apenas 80 cidades com população de 100 mil a 500 mil habitantes. Agora, já são 233 - a imensa maioria longe das capitais e muitas delas fora das regiões Sul e Sudeste. Elas se destacam pela excelente concentração de renda da população. “As franqueadoras buscam locais onde é possível abrir lojas menores com menos investimentos, e onde a mão de obra e a carga tributária são mais baratas”, afirma André Friedheim, diretor da ABF. E nas tendências apontadas pela Associação, entre os segmentos que continuarão a crescer destacam-se alimentação, saúde e beleza, vestuário, treinamentos e serviços. Especificamente para os revendedores de combustíveis que querem complementar a receita do seu negócio investindo em produtos e/ou serviços de conveniência, a orientação não é diferente.