Um ano após o lançamento do Xerloq, fotômetro analisador de combustível, destinado à detecção de não conformidades na gasolina, o equipamento ganhou companhia.

A Tech Chrom, empresa detentora da tecnologia Xerloq – que foi desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – apresenta ao mercado medidores de condutividade elétrica e de Ph voltados, especificamente, para a análise da qualidade do etanol. “Dispondo da mesma rapidez e segurança que já são características da marca, esses medidores digitais podem gerar relatórios internos a partir de um computador”, assegura Valter Matos, presidente da empresa.

Segundo ele, dois fatores podem causar a alteração do pH no etanol: a geração de ácidos durante a produção e os produtos usados neste processo. “Fora da faixa de 6 a 8, o pH potencializa a corrosão dos componentes metálicos do sistema de alimentação dos veículos que entram em contato com o combustível, da mesma forma que os equipamentos de abastecimento utilizados nos postos”, explica.

Já a condutividade elétrica é determinada pelas substâncias presentes no combustível, como a quantidade de água, e por problemas em sua produção e armazenamento.

Marketing e qualidade 

Os novos dispositivos realizam essas análises adicionais no etanol de forma prática e ágil, dando segurança ao revendedor quanto à qualidade do produto que comercializa.

Além disso, os aparelhos dispõem de software amigável a qualquer usuário, garante o empresário. Basta que a amostra seja colocada na pipeta do equipamento para que, em segundos, o resultado apareça no visor. Os analisadores necessitam de apenas 5ml de combustível, muito menos do que os volumes exigidos nos métodos tradicionais.

De acordo com informações da Tech Chrom, os aparelhos Xerloq podem ser usados nos postos, não apenas no momento do descarregamento, prevenindo eventuais autuações, mas também diante do cliente, como uma importante ferramenta de marketing.