O diesel produzido a partir da
cana-de-açúcar foi a grande vedete da 21ª edição do Rally dos Sertões 2013, uma
das maiores competições do gênero no mundo. O combustível, que há anos passa
por testes em diferentes capitais e ainda não está disponível comercialmente,
alimentou o protótipo T-Rex da equipe Mobil MEM Motorsport, pilotado por Klever
Kolberg, que teve Flavio Marinho de França como navegador. O carro é equipado
com um MWM 3.0
Turbo
Diesel Intercooler e quatro cilindros, que desenvolve 240 cavalos de potência.
A iniciativa contou com o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)
e de empresas.

Nesta 10ª e última etapa do Rally dos
Sertões, que teve sua largada em Goiânia (GO), no dia 25 de julho, o piloto obteve
a 5ª colocação na categoria carros.





O diesel de cana-de-açúcar utilizado
pela equipe foi produzido e fornecido pela Amyris, empresa especializada em
biotecnologia. De acordo com as informações divulgadas, sua queima não produz
enxofre e emite 40% menos gases nocivos à saúde humana e à atmosfera, quando
comparado ao diesel convencional.