Ainda que timidamente se comparado a outros países, o segmento da conveniência em postos de combustíveis no Brasil está em constante ascensão.  Muito além das lojas agregadas ao negócio, vinculadas às companhias, o mercado ainda tem muito a ser explorado.  E, entre as diversas opções, as franquias podem ocupar uma boa parte nesse nicho.

Nas páginas centrais desta edição, a redação selecionou  –  durante a feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising), uma das maiores do mundo, ocorrida em São Paulo, em junho  –  algumas franquias passíveis de se adaptar perfeitamente ao seu negócio.

Na seção Mercado,  também buscamos as novidades em equipamentos, produtos e serviços de empresas que atuam diretamente junto aos postos.  Enquanto que, na seção Em Foco, os revendedores que venceram o concurso Posto Mais Bonito do Brasil em 2011 falam sobre os efeitos da premiação na imagem do estabelecimento.

Em Destaque,  a discussão sobre a resolução da ANP que definirá estoques mínimos para evitar desabastecimento no setor.

Nesta edição da PO, analisamos também a regulamentação do setor de cartões de crédito e débito e como os postos estão aplicando a lei que exige informar o valor dos tributos nas notas fiscais,  além de esclarecer sobre  os aspectos jurídicos que envolvem a instalação de um novo posto no mesmo endereço de um antigo estabelecimento com dívidas na Justiça.

Por fim, no espaço dedicado às mulheres,  a capacidade que elas têm de lidar com problemas,  e, entre as curiosidades gastronômicas, a culinária russa no único restaurante do gênero na capital paulista.

Boa leitura!

Os Editores