Até 2020, a produção de petróleo no país saltará de 2,2 milhões de barris equivalentes (petróleo e gás natural) por dia para 5,7 milhões. Até lá, o Brasil alcançará também a autossuficiência de derivados, quando deverão entrar em funcionamento as duas refinarias - Premium 1, do Maranhão, e Premium 2, do Ceará –, que ainda estão no papel. Por enquanto, o Complexo Petroquímico do Rio (Comperj) está com 52% das obras concluídas. Atualmente, a Petrobras conta com 12 refinarias.

Esses prognósticos são da presidente da estatal, Maria das Graças Silva Foster, que  também ressaltou o crescimento do consumo no país acima da média mundial. Entre 2000 e 2012, a demanda por gasolina cresceu 73% contra 17% no mundo e a do diesel subiu 52% contra 31%.

Para o economista e doutor em Relações Internacionais, Paulo Wrobel, a independência e segurança energética virão quando o país for capaz de produzir o combustível que consome, sem necessidade de importação. "Não adianta apenas ser um grande produtor de petróleo se não há capacidade de transformá-lo em produtos de consumo. Se um país não possui capacidade própria de refino, não lhe resta alternativa que não seja a importação", avalia.