por Márcia Alves

O ex-coordenador-geral do escritório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no estado de São Paulo, no período de 2005 a 2012, e agora deputado estadual, Alcides Amazonas, ainda mantém seu foco de atuação no mercado de combustíveis. Com mandato pela sigla PCdoB, o parlamentar está dando continuidade ao trabalho que iniciou à frente da ANP, quando integrou a força-tarefa de combate à adulteração de combustíveis, juntamente com outros órgãos do governo e as entidades do setor, Sindicom e Sincopetro.

Em abril, Amazonas se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Benedito Roberto Meira, e com o coordenador-geral da ANP em São Paulo, Francisco Nelson, e seu substituto, Fernando Parenti, para discutir a retomada das ações da ANP no combate à adulteração dos combustíveis e os problemas da segurança pública no estado.

Durante a reunião, ficou acertada a intensificação da parceria entre a PM e a ANP na fiscalização aos postos. “Apesar de o patamar adulteração ter baixado, precisamos ficar atentos a outras formas criativas utilizadas pelos maus revendedores para burlar a lei”, disse. Amazonas comentou que, recentemente, também acompanhou outra reunião entre representantes de alguns órgãos que integram a força-tarefa, ocorrida na sede do Sincopetro, em São Paulo (SP), na qual, igualmente, foi reforçada a decisão de aumentar a fiscalização.

O deputado propôs, ainda, medidas para aumentar a segurança. “Sugerimos a intensificação do policiamento ostensivo nos postos, com o objetivo de criar um ambiente mais se¬guro”, relatou. Para colaborar com a ação da polícia, recomendou aos postos que adotem medidas segurança e registrem boletim de ocorrência. “Isso ajudaria a PM a atualizar a mapear e agir nos locais mais atingidos”, disse.