por Cristiane Collich Sampaio e Denise de Almeida

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, muitas empresas continuam fazendo a diferença no desenvolvimento e fabricação de produtos e materiais que auxiliam pessoas a economizar os recursos naturais do planeta.

Especificamente no mercado de postos de combustíveis, segmento tão visado no aspecto ambiental, empresas tradicionais do setor, como a Metalsinter e o grupo Zeppini Ecoflex, garantem o vigor e a força de seus equipamentos com o lançamento contínuo de produtos que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, representam redução de custos para o revendedor. Acompanhe!

Acquablock Metalsinter

O acúmulo maior de água  do novo diesel S10 e a consequente proliferação de bactérias e formação de borra tem sido eficientemente combatido pelo Limpa Tanque, equipamento desenvolvido pela MS que separa líquidos e sólidos logo na primeira limpeza. Entretanto, para melhor aproveitamento do produto, a empresa criou um elemento filtrante especial, o Acquablock, que, diferente dos usados anteriormente, retém a água do combustível na totalidade, com ótimos resultados para os postos.

MS Eco 800 Metalsinter

Para evitar a fiscalização e as pesadas multas que os órgãos ambientais vêm aplicando aos postos que não efetuam o tratamento do efluente gerado na pista, a Metalsinter dispõe da estação de tratamento e reuso de água, MS Eco 800, que, além de reaproveitar até 90% da água do lavador, permite o reuso do efluente pós-caixa separadora, tratando essa água para nova reutilização, seja na lavagem da pista, dos carros, entre outros.

Ainda entre as estações de tratamento de efluentes desenvolvidas pela Metalsinter, vale destacar que o projeto da MS ETE RA 10.000, que serve para tratar efluentes de veículos pesados, máquinas e peças que apresentam alta concentração de sólidos, e que tem sido instalada em postos e usinas,  foi um dos finalistas do Prêmio da Fiesp de Reuso de Água.

Luminária LED Zeppini Ecoflex

Em maio passou a ser comercializada um todos os pontos do país e também internacionalmente a nova luminária de LED ZPL-400, da Zeppini Ecoflex, que teve seu pré-lançamento em 2012. Confeccionada em alumínio, possui design moderno e potência de 80 W (equivalente aos 400 W de uma luminária convencional). O uso do equipamento é capaz de reduzir em até 70% os gastos com a iluminação do posto, sem contar que sua durabilidade é, no mínimo, três vezes superior quando comparada às lâmpadas de vapor metálico.

A capacidade máxima de iluminação é alcançada no momento em que é ligada. Além disso, suas características tornam as cores do estabelecimento iluminado mais vivas, contribuindo para o bom visual do posto, e fazendo com que a permanência no local seja agradável para os clientes e funcionários.

De instalação simples, que dispensa grandes alterações na estrutura elétrica, a ZPL-400 é fabricada em material resistente e com vedação especial, possuindo garantia de fábrica de cinco anos contra defeitos de fabricação e suporte da equipe Zeppini Ecoflex desde a instalação.