por Márcia Alves

Disposta a superar sua marca atual de mais de 1,2 mil clientes postos bandeira branca e o volume mensal de 90 milhões de litros de combustíveis comercializados nos estados da rota que vai de São Paulo até a Paraíba, a Terrana Combustíveis está investindo no monitoramento da qualidade de seus produtos. Recentemente, a empresa colocou para rodar em São Paulo a segunda unidade do seu laboratório móvel, batizado de Carro da Qualidade.

O diretor de vendas, Cyro Rejani conta que o laboratório móvel percorre diariamente os postos clientes da Terrana no estado, em roteiro aleatório. “Nem mesmo o departamento comercial sabe quais postos receberão a visita do Carro da Qualidade”, garante. Apesar do elemento surpresa, o veículo tem feito sucesso por onde passa, segundo o diretor. “Muitos revendedores pedem que o carro fique bem visível para mostrar ao consumidor que o posto se preocupa com a qualidade de seus produtos”, relata Cyro Rejani. O pedido dos revendedores inspirou a empresa a criar o Dia da Qualidade, ocasião em que o laboratório permanece por todo um dia em determinado posto, convidando os clientes a conhecerem como são feitos os testes.

O Carro da Qualidade, que também teve boa receptividade entre os postos do Rio de Janeiro, está equipado para realizar diversos testes de controle de qualidade nos combustíveis, os mesmos que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) faz durante as operações de fiscalização. Na gasolina, são realizados ensaios de cor, aspecto, densidade e teor de etanol; no diesel comum ou aditivado, o laboratório móvel verifica a cor, aspecto, densidade e água no tanque; e no etanol, os testes são de cor, aspecto, massa específica, teor de hidrocarbonetos, potencial hidrogênico (pH), condutividade elétrica e teor alcoólico (grau INPM).

Os ensaios atestam o grau de conformidade de quase 100%, segundo o diretor de vendas. Em caso de indício de não-conformidade, amostras são enviadas para análise no laboratório Falcão Bauer, parceiro da Terrana.