por Denise de Almeida

Uma iniciativa pioneira promete mudar as relações de consumo entre motoristas e postos de combustíveis.  Desde o inicio do mês de abril está no ar o site Abasteça Seguro (www.abastecaseguro.com.br),  um serviço on line totalmente gratuito que tem o objetivo de tratar e divulgar informações sobre o mercado de combustíveis,  promovendo a interação entre consumidores e postos de combustíveis.

Por meio da ferramenta,  o usuário pode receber sugestões de estabelecimentos sobre onde abastecer com combustível seguro, localizar o posto de sua preferência, avaliar a qualidade dos produtos, atendimento, limpeza, conveniência, troca de óleo e lavagem,  além de fazer um elogio ou reclamação.  Os comentários ficam registrados e o consumidor ainda pode dar uma nota para o estabelecimento,  que ganha de uma a cinco estrelas, facilitando,  inclusive, a avaliação e escolha de outros consumidores.

Inicialmente disponibilizado para o estado de São Paulo,  o portal conta hoje com mais de 6 mil postos cadastrados e recebe o apoio de conteúdo do Sincopetro.  “Problemas como combustível adulterado, produto misturado, bomba não zerada, desconforme ou sem aferição, dentre outras práticas ilegais do mercado são cada vez mais constantes.  O consumidor não sabe como identificar esse problema e, em muitos casos, nem como se proteger”, afirma José Alberto Paiva Gouveia,  presidente do Sincopetro.  “Essa iniciativa é uma alternativa para reforçar a fiscalização e ajudar o consumidor a proteger o seu bolso”,  completa.


Canal exclusivo

O consumidor que se sentir lesado por quaisquer serviços oferecidos nos postos cadastrados  tem à disposição um canal exclusivo onde pode,  por meio dos links encontrados no próprio site,  fazer uma denúncia diretamente aos órgãos responsáveis (ANP, Procon, Secretaria da Fazenda de SP),  sem se preocupar em acompanhar o andamento do processo.  Feita a denúncia,  basta ao usuário informar o número do protocolo que a equipe do Abasteça Seguro faz o acompanhamento e o mantém informado do resultado.

Complementarmente,  o  Abasteça Seguro também disponibiliza para consulta listas atualizadas de postos autuados, cassados e fechados pela ANP,  Secretaria da Fazenda e outros órgãos fiscalizadores.

Além das ferramentas de interação,  o consumidor ainda encontra dicas de segurança, manutenção, boas práticas de direção, notícias de interesse e o preço médio de todos os combustíveis, praticado nos postos da capital, atualizados semanalmente.

Dotado de alta tecnologia,  todo o  sistema tem operação simples e pode ser acessado também através de tablets e smartphones,  desde que conectados à Internet.

O serviço Abasteça Seguro também está nas redes sociais Facebook e Twitter.