por Denise de Almeida

O ambicioso projeto da Receita Federal implantado há cinco anos e conhecido como Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) será ampliado no próximo ano, quando as empresas serão obrigadas a enviar a folha de pagamento digital padronizada, no lugar da impressa, em um ambiente que será compartilhado com órgãos do governo, como a Receita  Federal e o Ministério do Trabalho.  

A novidade, que vem sendo chamada de Sped Social, vai se integrar aos sistemas já implantados de transmissão de dados contábeis e fiscal: o Sped Fiscal, arquivo digital que  contém um conjunto de escriturações de documentos fiscais com informações importantes  para o Fisco que deverá substituir outros controles, e o Sped Contábil, que substitui a  escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital (ECD). 

Um dos objetivos do Sped é a economia com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias. Porém, uma pesquisa realizada pela Fiscosoft, empresa especializada em informações fiscais e legais, revelou inúmeras dificuldades enfrentadas pelas organizações contábeis, entre elas, não entrega de arquivos dentro do prazo, e, arquivos que, mesmo entregues dentro do prazo, terão que ser retificados. 

A pesquisa revela ainda que  quase a metade das empresas contábeis entrevistadas (48%) avalia o  Sped como sendo uma ferramenta de alta complexidade. E, apesar de já estarem se  beneficiando da padronização, com maior troca de informações com seus clientes, 82%  delas precisaram de informações adicionais para cumprir com as obrigações impostas pelo  sistema.

Daí, a importância de o revendedor se aproximar do trabalho do seu contador e aprofundar  conhecimento nas questões contábeis, sob pena de receber multas de até R$ 5 mil por  mês.

Escrituração Fiscal Digital

Veja se seu posto está na lista de obrigatoriedade de entrega

 De acordo com comunicado da Secretaria da Fazenda de São Paulo, a obrigatoriedade da  entrega de arquivos digitais para algumas empresas se dá a partir de outubro.

Verifique se o seu posto estará obrigado a se enquadrar nesta nova etapa do projeto Sped,  acessando o link: www.fazenda.sp.gov.br/sped/obrigados/comunicados.asp

 

 

Nova versão da NF-E

Lembrando também que houve mudanças  na sistemática de emissão da nota fiscal  eletrônica, que ganhou nova versão a partir de 1º de julho. Dentre as novidades, há novas  validações e novos campos, todos descritos no Manual de Orientação do Contribuinte  versão 5.00, disponível no portal da Secretaria da Fazenda paulista:  www.fazenda.sp.gov.br/nfe