por Cristiane Collich Sampaio

No dia 20 de julho de 1977 era inaugurada em São Paulo (SP), a mais tradicional empresa de filtros e equipamentos filtrantes do país. A Metalsinter nasceu da união de cinco empresários, empenhados no desenvolvimento de um mercado de purificação de fluidos.

“A antiga casa do Sr. Cintra, na Vila Jaguara, palco da inauguração, ainda hoje abriga as instalações da empresa, que no decorrer desses 35 anos de existência, sofreu várias reformas e ampliações, mas que em breve irá mudar de endereço”, comenta Sérgio Cintra, atual diretor da empresa e neto de Cintra.

Ele relata que inicialmente foram desenvolvidos filtros sinterizados, explicando que é desse processo que deriva o nome Metalsinter (ou, simplesmente, MS, como a empresa também é conhecida atualmente).

Em 1983 tem início a fabricação dos filtros prensa para diesel e, em seguida, a de filtros industriais. Sérgio lembra que, como os sócios da empresa eram revendedores de combustíveis, conheciam bem as necessidades do segmento: “os primeiros equipamentos foram testados e desenvolvidos em seus postos.” “Os postos se foram, uma mudança societária, aqui, outra ali, mas a empresa foi crescendo e desenvolvendo uma série de equipamentos e produtos para vários setores, sem nunca esquecer o atendimento ao revendedor”, assegura. Entre eles, foi pioneira no lançamento de equipamento específico para postos de estrada, com dois reservatórios, de equipamentos compactos, para os urbanos, e dos filtros com reservatório transparente, entre outros.

Em período mais recente, a criação de equipamentos destinados à adição de biodiesel no diesel levou ao incremento da área de engenharia, para que a Metalsinter possa se dedicar a projetos mais complexos, também no campo dos biocombustíveis.

Meio ambiente e difusão

No campo ambiental houve grande evolução, primeiro com a criação de uma divisão especialmente voltada à concepção de equipamentos e sistemas para filtragem e purificação de água e tratamento de efluentes. Em 2008, a divisão transformou-se na Ambiental MS, empresa dedicada à área ambiental, incluindo o campo educacional. Recentemente recebeu o VII Prêmio Fiesp de Reuso de Água, pela estação de reciclagem de água de lavagem instalada em um posto paulistano.

A partir de 1996, a Metalsinter, juntamente com outras empresas do setor, passa a impulsionar o Projeto Rodovias, difundindo entre centenas de revendedores, nos mais diferentes pontos do país, conhecimentos sobre os equipamentos, legislação e melhores práticas. Mais tarde o projeto foi desmembrado em Seminário Abastecimento Técnico (SAT), direcionado a distribuidoras, instaladores, mantenedores e profissionais do mercado, e Posto Pró+, destinado a revendedores e gerentes de postos.

Sustentável e moderna

No momento, a MS está concluindo as obras de sua nova sede. De acordo com o diretor, o projeto prevê a aplicação de todas as formas e conceitos de uma empresa moderna e sustentável. “Há projeto social de treinamento de jovens para inserção no mercado de trabalho, de amparo a famílias carentes e a pacientes com câncer”, revela. Manuel Cordeiro, seu pai e fundador da Metalsinter, faleceu em 2011, vítima dessa doença.

Para Sergio, a estrutura se profissionaliza cada vez mais, ao mesmo tempo em que aumenta a integração entre todos os colaboradores e também com o mercado. “Essa filosofia de trabalho se traduz no nosso slogan ‘transparência e tecnologia a serviço do mundo!’ e na missão de ‘melhorar e vida das pessoas por meio do meio ambiente’, que não estão só no papel, estão no espírito”, sintetiza.