por Márcia Alves

Diferenciais de mercado não faltam à empresa VWTech, especializada em automação de bombas de combustíveis e dispensers de GNV. A empresa dispõe de uma linha de equipamentos desenvolvidos com tecnologia própria, homologados pelo Inmetro, e, ainda, com suporte e atualizações de softwares permanentes.

O produto de maior destaque da VWTech é o Control Tech, um gerenciador de abastecimento, que recebe, processa e armazena as informações de todos os abastecimentos realizados pelas bombas.  Na versão mais robusta ideal para postos de rodovia, por exemplo, o Control Tech ID dispõe de inúmeros recursos, como leitura de encerrantes, com a possibilidade de alteração de preços por meio de software; bloqueio de bombas; armazenamento na memória dos últimos 10 mil abastecimentos; comunicação GPRS para telemetria; conexão com o computador por USB, serial ou LAN; no-break interno, além de fácil integração com qualquer sistema gerencial de postos.

De acordo com o gerente comercial, Ricardo Vargas, uma das mais importantes funcionalidades desta versão é a integração com o Identificador de Frentistas (GAS-id), um cartão de identificação, que permite o controle de abastecimento por frentista ou cliente. “O GAS-id possibilita que o proprietário do posto controle a produtividade dos funcionários e a média de consumo dos clientes”, explica. Já o Control Tech JR é uma versão mais compacta para automação de até oito bombas eletrônicas, que realiza quase todas as funções do Control Tech ID.

Vargas informa que a VWTech também produz o Sensor (pulser) para leitura de sinal de bombas mecânicas, industriais ou comerciais, que realiza a leitura de informações dos abastecimentos e as envia ao gerenciador Control Tech, para processamento e armazenamento. “Ainda existem muitas bombas mecânicas em funcionamento, que também podem ser automatizadas por meio do sensor”, afirma.