por Denise de Almeida

No início de março, a Petrobras Distribuidora anunciou o  Plano Integrado de Marketing (PIM) 2012 para a sua rede de postos.  Nascido em 2009, o programa reúne um conjunto de ações, como promoções, campanhas de incentivos para as equipes de vendas, sistemas de gestão,  descontos em programas e treinamentos, entre outros,  cujos custos são repartidos entre a distribuidora e o revendedor.

Um dos principais destaques deste ano é o novo programa de fidelidade Petrobras Premmia,  que pretende reforçar a parceria com o consumidor que adquire produtos e serviços no posto,  nas lojas BR Mania,  no Lubrax+ ou no Lubrax Center.  De acordo com o valor do consumo,  o cliente acumulará pontos que poderão ser trocados por descontos nos postos credenciados  ou na loja de comércio eletrônico que leva o nome do programa.

Os postos participantes do PIM estão automaticamente inseridos no Premmia  e, segundo a distribuidora, têm como vantagem um incentivo  para a fidelização do cliente, com possibilidade de aumento das vendas.  

A companhia pretende também que, a partir da formação de um banco de dados com o perfil completo do cliente,  o programa permita a identificação dos principais segmentos de público e a definição de ofertas mais adequadas a cada grupo de consumidores. 

“O PIM já se consolidou como uma importante ferramenta de marketing para alavancar resultados, além de reforçar a satisfação e a preferência do consumidor”, disse a empresa, em nota.

Apesar de ser facultativa, a expectativa da companhia para este ano é superar a marca de 86% de adesão registrada no ano passado.  Isso representa cerca de 5,6 mil postos, de um total de 7 mil, e de 620 lojas participantes, de 700 unidades espalhadas pelo país.