por Denise de Almeida
No início de março, a Petrobras Distribuidora anunciou o Plano Integrado de Marketing (PIM) 2012 para a sua rede de postos. Nascido em 2009, o programa reúne um conjunto de ações, como promoções, campanhas de incentivos para as equipes de vendas, sistemas de gestão, descontos em programas e treinamentos, entre outros, cujos custos são repartidos entre a distribuidora e o revendedor.
Um dos principais destaques deste ano é o novo programa de fidelidade Petrobras Premmia, que pretende reforçar a parceria com o consumidor que adquire produtos e serviços no posto, nas lojas BR Mania, no Lubrax+ ou no Lubrax Center. De acordo com o valor do consumo, o cliente acumulará pontos que poderão ser trocados por descontos nos postos credenciados ou na loja de comércio eletrônico que leva o nome do programa.
Os postos participantes do PIM estão automaticamente inseridos no Premmia e, segundo a distribuidora, têm como vantagem um incentivo para a fidelização do cliente, com possibilidade de aumento das vendas.
A companhia pretende também que, a partir da formação de um banco de dados com o perfil completo do cliente, o programa permita a identificação dos principais segmentos de público e a definição de ofertas mais adequadas a cada grupo de consumidores.
O PIM já se consolidou como uma importante ferramenta de marketing para alavancar resultados, além de reforçar a satisfação e a preferência do consumidor, disse a empresa, em nota.
Apesar de ser facultativa, a expectativa da companhia para este ano é superar a marca de 86% de adesão registrada no ano passado. Isso representa cerca de 5,6 mil postos, de um total de 7 mil, e de 620 lojas participantes, de 700 unidades espalhadas pelo país.