Por Denise de Almeida

A peculiaridade do negócio Posto de Combustíveis parece que nem sempre favorece a aplicação de estratégias macro de fidelização de clientes ou de aumentos de vendas, por exemplo.  No entanto, em tempos de globalização, vender um produto ou serviço de qualidade não basta para conquistar um consumidor e torná-lo cativo.

De acordo com Mauricio Ferraz de Paiva,  presidente da Target Engenharia e Consultoria,  a fidelização do consumidor deve ser a principal estratégia para garantir a lucratividade de qualquer negócio. “O custo de reter clientes  é reconhecidamente menor do que o da conquista ou da recuperação  deste mesmo cliente”,  garante.  Ele lembra que, “no fundo, o cliente é rei. Ele é quem manda”. E,  por isso, o objetivo de qualquer empresa,  seja ela, de pequeno, médio ou grande porte, ainda deve ser a sua plena satisfação.

Paiva  ensina que,  para os empresários que trabalham diretamente com o consumidor, como é o caso dos revendedores de combustíveis,  a simpatia deve ser uma das suas principais armas. E isso vale principalmente para os funcionários, que devem ser devidamente treinados para  tal.

Essa, porém, assim como oferecer produtos e serviços de qualidade, não é a novidade.  O consultor fala também sobre inovações.  “Nem sempre é possível inovar. Mas o cliente sempre espera que você apresente algo revolucionário. Tenha em mente que, muitas vezes,  algo comum para você pode ser uma novidade para ele”,  diz.

 Nesse sentido, vale antecipar-se às necessidades do cliente. “Não se contente em fazer apenas o que o cliente pede.  Descubra o que mais ele precisa e use todos os artifícios necessários para isso”, reitera.

O consultor  ressalta ainda que, para atingir a satisfação do cliente,  é necessário conhecer e avaliar os valores que mais contam para ele, em relação ao produto que você oferece. “E esses valores, certamente, são aqueles que lhe proporcionam maior satisfação, e, portanto, devem ser os elementos orientadores da sua estratégia de fidelização”, finaliza.