Por Denise de Almeida e Márcia Alves

 

Com a competição cada vez mais acirrada na venda do combustível,  distribuidoras e revendedores têm procurado agregar valor ao seu negócio apostando na diversificação, especialmente, nas lojas de conveniência.  

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), em 2010, o faturamento por metro quadrado das lojas de conveniência brasileiras cresceu 54,7%. E, nesse nicho de mercado, a oferta de alimentos  prontos, para comer no local ou levar para casa,  tem sido o carro-chefe.  “A competição na venda do  combustível é cada vez mais intensa e a perspectiva é que as margens tornem-se cada vez mais apertadas.  Assim, o dono do posto passa a depender mais da contribuição do lucro da loja de conveniência", diz Alísio Vaz, presidente da entidade.

De olho nesse mercado e aproveitando a tendência de alimentação fora do lar, companhias distribuidoras, como a BR,  Ipiranga, Shell e Esso têm bastante apetite para crescer nesse filão.  

 

Sanduíches quentes nas lojas BR Mania  

 

A BR Distribuidora vem reforçando sua presença no segmento de food service oferecendo  novos produtos nas lojas de conveniência com a marca BR Mania.   São cinco opções de sanduíches quentes montados da linha de hambúrgueres, além de doces e salgados presentes nas franquias  BR Mania Padaria e  BR Mania Café.

 “Estamos trazendo um novo conceito para a BR Mania, oferecendo um variado mix de produtos voltados para uma alimentação rápida,  mas com muito sabor e qualidade garantida”, explica Paulo Renato Ventura, gerente de Lojas de Conveniência da Petrobras Distribuidora.  

O executivo ressalta que, apesar de proporcionarem um aumento no faturamento do posto de serviço em até 15%, as lojas de conveniência estão presentes em somente 16% dos postos no Brasil.  “Em mercados maduros, como Estados Unidos e Alemanha, os índices são de até 90%”, revela.  

 Com ênfase em produtos e serviços exclusivos e numa estrutura de logística dedicada, em 2010, a rede BR Mania movimentou R$ 545 milhões.  

 

 Ipiranga oferece mais de uma centena de produtos com marca própria

 

A  Ipiranga também aposta na expansão da marca própria am/pm.  Criada para ser uma loja de vizinhança, o foco da am/pm é a oferta de grande variedade de itens, também com foco no lanche rápido. 

Distribuída por todo o território nacional, a rede conta hoje com 92 itens de marca própria  – como snacks, sanduíches, pizzas e o Mood,  energético vendido exclusivamente em suas lojas – e espera lançar outros 32 itens ainda este ano,  como bebidas,  salgadinhos e produtos de fast food. 

Líder no mercado de conveniência, com 39,5% do market share de acordo com o  Sindicom, em 2010, a companhia faturou R$ 737 milhões e ultrapassou a marca de 1 mil unidades,  chegando a 1.024 lojas.  A am/pm também ocupa a posição de maior rede de franquias fast food do país em número de unidades, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF). 

Esso e Shell inovam nos sanduiches montados na hora

Com ofertas diferenciadas, especialmente na área de food service, as lojas Hungry Tiger e Stop & Shop, da Esso, criaram fama na oferta de sanduiches montados na hora. Daí porque a Raizen, que detém os ativos da Cosan e Shell, pretende continuar investindo nos sanduiches, apesar de anunciar a extinção da marca Esso. Recentemente a marca Select, da Shell, que deverá substituir as marcas Hungry Tiger e Stop & Shop, da Esso, lançou dois novos sanduiches.

Os lanches batizados de Rio de Janeiro e Woodstock foram inspirados nos dois festivais de rock mais famosos do mundo, o Rock in Rio e o Woodstock, nos Estados Unidos. O Rio de Janeiro é feito com pão ciabata, salsicha tipo viena especial, queijo estepe derretido e mostarda adocicada. Já o Woodstock leva rosbife, queijo estepe derretido e rodelas de tomate, no pão ciabata. A Select tem uma linha especial de sanduíches com nomes das principais cidades do mundo, como San Diego, Paris e Texas.