por Márcia Alves

Em 2010, o segmento de lojas de conveniência manteve o ritmo de crescimento e aumentou sua receita nominal em 20%, superando a média do varejo nacional que cresceu 15% no período. Os dados fazem parte da nona edição do Anuário do sindicato das distribuidoras de combustíveis (Sindicom), lançado em junho. De acordo com a publicação, no último ano, as lojas foram responsáveis por transações acima de R$ 3 bilhões, com melhor desempenho registrado no setor de food service, que cresceu 27%.  O faturamento medido por loja foi ainda mais significativo, atingindo 58%.

Apesar do crescimento expressivo em 2010, o setor de conveniência ainda está longe de atingir todo o seu potencial. Segundo levantamento do Anuário, dos 38.338 postos de combustíveis em funcionamento, atualmente, apenas 6.153 possuem loja de conveniência, o que representa 16% do total. O percentual é menor do que nos países vizinhos Argentina (49,1%) e Chile (33,7%). Entretanto, nas previsões do Sindicom, o segmento deverá chegar em 2015 com mais de 10 mil lojas. Nas contas da entidade, se repetir o bom desempenho atual, o setor poderá manter a taxa média de crescimento de 10% ao ano.