por Márcia Alves
De acordo com dados do monitoramento mensal realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 19,4% das amostras de lubrificantes colhidas em abril não estavam em conformidade com os padrões exigidos e as informações dos rótulos. O levantamento mostra que a adulteração de lubrificantes é quase dez vezes superior se comparada com as irregularidades em combustíveis como a gasolina (1,4%) e o etanol (2,9%).
Apesar do índice alto, nos últimos anos houve queda na proporção de lubrificantes irregulares. Há cinco anos, quase a metade estava fora dos padrões. Em novembro de 2010, por exemplo, 23,6% dos lubrificantes analisados apresentavam problemas de qualidade, como ausência de aditivos ou aditivação insuficiente. Nos rótulos, o principal problema encontrado foi a ausência do número do lote e da data de fabricação.
Em declarações à imprensa, o superintendente de fiscalização do abastecimento da ANP, Carlos Orlando da Silva, disse que havia identificado os principais suspeitos pela adulteração dos produtos e que estava preparando ações de fiscalização. O consumidor não pode pagar por um produto e ser iludido, disse.
Dicas sobre lubrificantes
Como escolher o tipo de óleo: Seguir a recomendação do fabricante no manual do proprietário.
Nível correto do óleo no carro: O nível deve ficar entre os dois traços e não apenas no traço superior. Com o óleo abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Se estiver acima do máximo, aumentará a pressão no cárter, causando vazamentos. O excesso de óleo queimado na câmara de combustão pode sujar velas e válvulas, danificando também o catalisador.
Momento da troca: Quando o motor está quente, o óleo fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer. Além disso, as partículas de impurezas ainda estão em suspensão.
Para medir o nível de óleo: É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado, porque, nesse tempo, o óleo descerá das partes mais altas do motor para o cárter e assim se terá a medida real do volume.
Troca de filtro de óleo: O óleo, com seus aditivos detergentes e dispersantes, carrega para o filtro as sujeiras que se depositariam no motor. Quando o filtro está carregado de sujeira pode dificultar a passagem do óleo, causando falhas na lubrificação e até danos ao motor. O período da troca é recomendado pelo fabricante do veículo.
Danos de combustíveis adulterados: Combustíveis adulterados provocam a queima inadequada e excesso de sujeira no motor. Lubrificantes de maior performance, como semi-sintéticos e sintéticos, poderiam resistir um pouco mais que os minerais, mas não seriam suficientes para evitar a borra, principalmente se houver solvente no combustível.
Fonte: Kia Sun motors