por Denise de Almeida

O Senado Federal aprovou a nomeação do engenheiro químico  Florival Rodrigues Carvalho e do  economista Helder Queiroz Pinto para integrar a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, preenchendo assim o quadro que estava incompleto desde fevereiro.

Florival Rodrigues Carvalho é engenheiro químico, com especialização em Engenharia de Segurança. Professor adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade  Federal de Pernambuco desde 1996, ele está cedido, desde 2007,  à ANP, onde ocupa cargo de Superintendente de Planejamento e Pesquisa.

Helder Queiroz Pinto Júnior é economista, com doutorado em energia. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do  grupo de economia de energia da instituição.

Os dois novos nomes foram indicados para as vagas deixadas por Nelson Narciso, que se afastou do cargo em junho do ano passado,  e Victor Martins, que saiu em fevereiro deste ano.  Desde então,  a agência vinha atuando com apenas três diretores –  Haroldo Lima,  Magda Chambriand e Alan Kardec –  o que dificultava a tomada de decisões, já que as reuniões de diretoria exigem a maioria de três votos favoráveis para aprovar qualquer decisão.

Até o fechamento desta edição, a posse dos novos diretores estava agendada para o início de julho. Mas sua definição dependia ainda do despacho da presidente Dilma Rousseff e da publicação da ordem no  Diário Oficial da União.