Por Denise de Almeida

Ao entrar no posto de combustíveis para abastecer o seu Honda Fit, a consumidora Dulcenea Fiorio vai logo avisando que não tem tempo a perder.  “Tenho coisas muito mais importantes para fazer do que querer estar por aqui”, diz com suavidade, apesar da tônica.  

Resquício do tempo em que posto de gasolina e manutenção de carros era ‘coisa de homem’, as mulheres de um modo geral ainda relutam em se ocupar desse tipo de tarefa.  Por isso, para elas, o atendimento em um posto de combustíveis deve ser, sobretudo, rápido e atencioso. 

Atenção, nesse caso, pode ser traduzida como exclusividade.  “Uma bomba só para nós, mulheres, e sem filas seria o ideal”, brincam as motoristas Maria Terezinha Lopes e Letícia Lemos.  “Melhor ainda se pudéssemos contar com um banheiro só nosso, bonito e sempre limpo”, completam. 

Para além dos limites da ilha de abastecimento, a loja de conveniência precisa ter um bom café expresso, “o que muito poucos postos têm”, lamenta Maria Terezinha. Contudo, os serviços agregados ao posto parecem ainda não fazer diferença para elas. 

“Abasteço há 24 anos no mesmo posto”, conta a proprietária de um VW Gol, Deborah Araujo. “Mas ali não é um lugar que eu pare pensando em passar mais que o tempo necessário para abastecer e cuidar do carro.  Quando preciso comprar algo, vou ao shopping, mas nunca me lembro de um posto de combustíveis”, explica. 

Ainda assim, quando vai abastecer o carro, Deborah quer se sentir em casa: “moro em São Paulo e acho que numa cidade como essa você se sentir acolhido nos lugares que visita é importantíssimo.  Por isso, freqüento o mesmo posto, o mesmo supermercado, enfim, gosto desse contato pessoal. De saber que os frentistas me conhecem e que eu os conheço”. 

Faz diferença ser atendida por homens ou mulheres? Para a consumidora Renata de Lucca sim. Aliás, ela é enfática: “prefiro ser atendida por homens. São mais cordiais e atenciosos conosco”.  De opinião contrária, entretanto, Dulcenea acha que, pelo fato de as mulheres serem naturalmente mais responsáveis, compromissadas e zelosas, o atendimento feito por uma mulher frentista faz diferença. A maioria, entretanto, acredita que a mistura de homens e mulheres no ambiente de trabalho é o melhor caminho.