Por Denise de Almeida

Cláudia Maria do Nascimento Lima, proprietária do posto Ágile Combustíveis e Conveniência, que fica em Promissão, no interior do estado de São Paulo, tem uma vida bem agitada. Divorciada, dois filhos, passa o dia na administração do posto.  À noite, vai para academia, faz musculação, pilates, pedala de vez em quando, e tem como meta voltar às aulas de inglês e dança ainda neste semestre. “Preparo o meu físico para ter energia e força para superar o estresse do dia a dia”, diz. 

 Muito além dos cuidados com a beleza diária, entretanto, não é segredo para ninguém que as mulheres ainda têm que atender às suas outras facetas de mãe, esposa, dona de casa... E Cláudia, do alto dos seus 45 anos, assegura:  “Ser mulher é ser multi-tarefa. Embalamos o carrinho com uma perna, com o ombro apoiamos ao telefone e com as mãos mexemos as panelas”.    

 Divisão nem sempre exata 

 Letícia Lemos também é empresária, mas não tem posto de combustíveis.  Aos 43 anos, casada, um filho, ela administra uma microempresa e confessa que a divisão da mulher multi-tarefa para ela nem sempre funciona.  “Ora sou mais dedicada ao trabalho, ora sou mais mãe e esposa”, explica, revelando, inclusive, que é muito prática.   “Não passo horas escolhendo roupa. Ponho o que vier à cabeça e pronto”.  Sem nenhuma maquiagem, Letícia diz que gasta no máximo 15 minutos pela manhã e à noite com limpeza e hidratação da pele do rosto.  

Time bem montado 

Para Camila Maluf Maia, revendedora de 29 anos que administra um dos postos da Rede Tasca, de São Paulo, o sucesso na divisão da mulher empresária, dona de casa, esposa, mãe, depende de um time bem montado.  “Tenho a sorte de estar muito bem cercada de gente boa. Desde o marido até o pessoal no escritório”, brinca. 

O que também facilita a vida de Camila é o fato de contar com um sistema integrado nos postos que possibilita que ela trabalhe em casa, quando necessário. “Assim consigo equilibrar os vários pratos: empresária, esposa, dona de casa e, futuramente, mãe”, professa. 

Sempre de bom humor 

“Meu dia a dia é uma loucura”, admite a revendedora Carmem Cipolla Contrera,   39 anos, dois filhos pequenos, sócia do marido na administração de dois postos em São Paulo. Além do auxílio dele, Carmem recebe o apoio da mãe e de uma empregada, e revela o seu segredo para dar conta de tudo: “procuro estar sempre de bom humor. Isso faz toda a diferença no relacionamento com os funcionários”.    

Segundo ela, “a vida é um baile.  Muitas vezes me atrapalho com horários e tenho de remarcar compromissos, especialmente por causa de imprevistos que acontecem no posto,   mas procuro colocar tudo de maneira que dê certo.   E não saio de casa sem pelo menos um batom, lápis de olho e rímel”, graceja.  

Viagem de férias

Noemy da Silva Mello, revendedora da cidade paulista de Marília, revela que a administração do posto lhe toma muito tempo. “Quem é revendedor, sabe”, sentencia.  Casada, 52 anos, dois filhos e uma neta, ela separa uma hora do seu dia para se cuidar.  Corre, faz academia e tem como maior hobby viajar.  “Pelo menos duas a três vezes por ano, faço uma viagem de férias”.