Por Denise de Almeida

Mesmo com a aceleração do ritmo cotidiano da mulher a partir da década de 60, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a expectativa de vida das mulheres brasileiras é 77,3 anos, contra 69,7 dos homens.  E essa diferença mais que dobrou nos últimos 50 anos.

Aliás, em todo o mundo, de cada dez pessoas com 100 anos ou mais, oito são mulheres.  E sua longevidade pode ser explicada em parte por sua constituição genética e componentes biológicos, como maior resistência imunológica e proteção dos hormônios contra algumas doenças.  Mas o estilo de vida feminino também conta.  

·      Cigarro –  Embora o comportamento das mulheres venha ficando mais parecido com o dos homens, na média mundial, o número de homens fumantes é quatro vezes maior do que o de mulheres. O cigarro, como é sabido, está associado a uma série de doenças, como câncer, hipertensão, infarto, derrame etc.

·       Bebida alcoólica –  Dados do Ministério da Saúde apontam que os homens brasileiros que abusam da bebida alcoólica são três vezes mais do que o número de mulheres que têm o mesmo hábito, estando elas menos sujeitas aos seus malefícios.  

·       Estresse –  As mulheres apresentam uma melhor resposta ao estresse.  Falam mais, sofrem menos o impacto da aposentadoria, procuram manter-se ativas ao longo de toda a vida e, portanto, estão menos propensas a distúrbios mentais e depressão. 

·       Alimentação –  Também pelo temor do aumento de peso, as mulheres procuram com maior freqüência um estilo de vida saudável com a alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. No Brasil, 21% das mulheres seguem a recomendação de consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças, contra 14% dos homens.

·      Prevenção –  As mulheres têm um cuidado muito maior consigo mesmas, realizando os exames preventivos com mais freqüência do que os homens.  Além disso, buscam conhecer mais sobre os sintomas, as doenças e sobre adoção de medidas preventivas quanto aos males associados à idade, como osteoporose, doenças cardiovasculares e câncer.

·       Terceira Idade –  Muito mais que os homens, ao atingir a idade madura, elas substituem o período de solidão, de abandonos devido à viuvez ou separação, por novos amigos, atividades, aumento de instrução, oficinas, passeios, festas e encontros.