por Márcia Alves

Sob encomenda da Shell, a AQCES, uma empresa da área de logística, criou um novo modelo de transporte de combustíveis que aumentou o desempenho dos veículos e reduziu a frota de equipamentos da empresa. O projeto-piloto, apresentado em fevereiro, está em estes no Espírito Santo, podendo ser implantado em outras áreas do país.

Com a proposta de desenvolver um projeto que reduzisse a frota de 13 veículos utilizados no transporte de combustíveis para apenas 11, a AQCES desenvolveu uma solução inédita. Aumentou a capacidade de carga líquida de cada veículo e inseriu um quarto eixo no cavalo mecânico, dois deles direcionais. O resultado foi além do esperado, pois ao invés de 11, a empresa conseguiu desenvolver uma operação com apenas sete veículos.

De acordo com Marcos Veiga, Gerente de Contratação da Shell na América Latina, não houve grandes alterações no tamanho total da carreta, que passou a ser tracionada por um cavalo Iveco Stralis 41T. “Com a capacidade para transportar 45 m3, houve um ganho de volume de 28,57% em comparação com a carreta de 35 m3 e 50% em relação à de 30 m3”, disse. A solução ainda contemplou um novo esquema de distribuição por 24 horas e gestão do planejamento logístico.