por Márcia Alves

Para comemorar seus 35 anos de existência, o Posto Carreteiro está preparando uma festa do seu tamanho, ou seja, grandiosa. Instalado na divisa do Espírito Santo com a Bahia, a 4 km do município de Pedro Canário (ES), em uma área de 100 mil m2, o posto reservou uma semana inteira de festividades para marcar a passagem do seu aniversário. Em abril, entre os dias 10 e 15, o Carreteiro promoverá atividades diárias, com a oferta de serviços e entretenimento aos caminhoneiros.

Cuidado ambiental

Não por acaso, o Carreteiro adotou o slogan “Abastecendo sua vida”. No local, além de combustíveis, os caminhoneiros podem usufruir de inúmeros serviços que facilitam a sua vida, como borracharia, eletricista, lavanderia, churrascaria, lanchonete, telefones públicos, internet, barbearia, cooperativa de seguro para caminhões e outros.

Na pista, debaixo de uma cobertura de mil metros quadrados de extensão, estão abrigadas 8 bombas, das quais 6 duplas, que realizam em media 310 abastecimentos, totalizando uma venda aproximada de 630 mil m3 por mês.

Com um fluxo diário de 1,2 mil pessoas, o consumo de água é alto, atingindo 30 mil litros por dia. Por isso, o Carreteiro montou uma estação de tratamento de esgoto. Também para proteger o meio ambiente, o posto adotou a coleta seletiva de lixo e criou uma central de reciclagem, em uma área de 80 m2, que ainda gera renda com o aproveitamento de resíduos, como papel, papelão, latas, vidros, plásticos e outros.

“A limpeza do posto e a preocupação com meio ambiente são atributos valorizados pelo público, que também ajudam a solidificar a imagem e a credibilidade do estabelecimento”, analisa Márcio Carlos Prudêncio Salgado, um dos proprietários do Carreteiro. Segundo ele, até mesmo o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes é reaproveitado.

Para atender as necessidades de seus consumidores, o Carreteiro tem recorrido constantemente às pesquisas. Inclusive, alguns novos serviços foram criados a partir de consulta aos caminhoneiros, como é o caso da lavanderia. “Como eles passam boa parte do tempo nas estradas, a lavanderia foi o serviço mais importante apontado pela pesquisa”, revela.

Diferenciais

Um dos diferenciais do Carreteiro é a preocupação com a segurança. Além de um muro de 520 metros que protege o estabelecimento, foi montado um aparato, que inclui segurança particular e vigia noturno, rádios de comunicação e uma ação de comunicação, que faz o alerta “boca a boca” sobre qualquer perigo. O estabelecimento também dispõe de um gerador eletrônico, para garantir a iluminação em caso de falta de energia elétrica.

Outro diferencial é o Clube de Tiro, que funciona nas dependências do posto, com a autorização do Exército, e que realiza campeonatos nacionais em parceria com o Clube Canarense de Tiro, há quatro anos. De acordo com o proprietário, essa iniciativa representa uma opção de entretenimento à região e também beneficia o posto com a freqüência um público diferenciado.

Márcio Salgado se orgulha de o posto ser o único no estado a integrar a “Rede Siga Bem Caminhoneiro”, mantida pela Petrobras. Segundo ele, a seleção foi rigorosa e envolveu 8 mil postos concorrentes em todo o país, dos quais foram selecionados apenas 91, entre os quais o Carreteiro.

Amor ao trabalho

À frente do Carreteiro desde a fundação, Márcio Salgado lembra-se da época em que o posto iniciou suas atividades. No local havia o Posto Darão, criado em 1972, o qual foi arrendado por ele em 1976. “Era uma área rural, com muita mata ao redor e sem calçamento”, recorda-se. Hoje, ele se diz feliz por presidir um empreendimento do porte do Carreteiro. “Amo meu trabalho, mas acredito que somente consegui tudo isso com muito apoio dos funcionários, clientes e terceirizados”.