por Cristiane Collich Sampaio

Não é novidade para nenhum revendedor que as misturas de diesel com biodiesel são mais sensíveis à degradação e à contaminação do que o diesel puro, formando borra com maior facilidade. Mas é bom lembrar a existência do guia de boas práticas, elaborado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com a colaboração de entidades do setor de combustíveis, o manual de Orientações e Procedimentos de Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B, disponível no site a agência – www.anp.gov.br.

Por causa da mistura, o uso de filtros de diesel passou a ter papel determinante na qualidade do produto comercializado. Manutenção regular do equipamento e substituição do elemento filtrante com intervalos menores do que no passado são recomendações dos fabricantes, as quais devem ser especialmente observadas nos postos em que a venda de B5 é pequena.

O revendedor pode tirar proveito dos cuidados adicionais com a qualidade do produto que vende, utilizando isso como ferramenta de marketing para atrair e conquistar a fidelidade de maior número de clientes.