por Márcia Alves

A cidade de São Paulo deu início em fevereiro ao Programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus da capital. Uma mistura de 20% de biodiesel adicionados ao diesel utilizado atualmente, foi homologada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) especificamente para a utilização de empresa de ônibus. A mistura abasteceu 1,2 mil veículos da frota que circulará na cidade.

Estima-se que o uso do B20 deverá reduzir em 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos despejados na atmosfera da capitale. O Ecofrota atinge 15% da meta anual de redução de combustíveis fósseis no sistema de transporte público, prevista na Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do município deverá operar com combustível renovável até 2018.

"Esta é uma ação muito importante de características fundamentais para melhorar o meio ambiente na cidade de São Paulo. Tínhamos experiências, mas não com essa dimensão”, disse o prefeito Gilberto Kassab. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, além dos testes com um veículo híbrido que funciona com baterias enquanto está parado nos pontos ou circulando a menos de 20 km/h, estão previstos para maio deste ano a operação de 50 ônibus movidos a etanol.