por Cristiane Collich Sampaio

Na tarde de 24 de fevereiro, em substituição a Fernando Rei, o químico e engenheiro civil Otávio Okano assumiu oficialmente a presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), durante cerimônia realizada na sede da instituição. Ao evento, realizado no auditório da instituição, compareceram inúmeros funcionários, diversos representantes de entidades dos setores produtivos, assim como do cenário político do país e do estado de São Paulo.

Funcionário de carreira, o novo presidente ingressou na Cetesb em agosto de 1978. Nessa trajetória de quase 33 anos, ele desempenhou diversas funções no órgão, a começar pela execução de inspeções em indústrias, coletas de amostras de águas e efluentes e chegando a diretor de controle de poluição ambiental, cargo que desempenhava até ser indicado para a presidência do órgão.

Consolidação do licenciamento

Esta não é a primeira vez que Okano assume o comando da instituição. Em 2006, numa das ocasiões em que ocupava a diretoria de controle de poluição, foi indicado para a presidência, substituindo Rubens Lara, a quem credita a sua experiência administrativa e política.

Neste retorno à direção, ele pretende consolidar a unificação do licenciamento ambiental, conforme suas declarações. O presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia, mostrou-se otimista diante dessa afirmação: “acredito que Okano tem todas as condições de dar continuidade aos projetos e processos de licenciamento dos diferentes tipos de atividades produtivas, conduzindo-os com isenção, sobriedade e competência técnica.”

Presente à solenidade, o secretário Bruno Covas, do Meio Ambiente, disse ter a convicção de que o novo presidente saberá dirigir a Cetesb, consolidando-a como uma das mais importantes agências ambientais do mundo.