por Márcia Alves
Juntas, as mulheres de todo o mundo representam o maior mercado consumidor do planeta, respondendo pelo consumo anual de US$ 20 trilhões. No Brasil, elas lideram o mercado de consumo, com 66% de participação, segundo estudo realizado pela Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do grupo Bolsa de Mulher. A pesquisa foi realizada com 1.917 mulheres das cinco regiões do país.
Dos R$ 1,972 trilhão gastos anualmente com bens e serviços no país, R$ 1,3 trilhão são decididos por elas, valor que transforma o Brasil em um dos maiores mercados femininos no mundo.
Elas decidem as compras | |
83% | Produtos específicos para mulheres (vestuário, beleza e cuidados pessoais); produtos para o domicílio (alimentação, produtos de limpeza, decoração); e bens e serviços ligados à educação dos filhos. |
67% | Lazer e entretenimento, saúde, serviços para a família (telefonia, internet). |
53% | Serviços bancários e a compra de produtos eletrônicos. |
36% | Serviços ligados ao setor automobilístico, ao cuidado pessoal masculino e à manutenção de aparelhos domésticos. |
Meninas poderosas
Além de liderar o mercado de consumo, as mulheres também estão enriquecendo. Uma pesquisa da Serasa Experian descobriu que existem 4,9 milhões de mulheres ricas e prósperas, sendo que 1,15 milhão são profissionais das grandes cidades, com carreiras estáveis, bons salários e que recorrem ao crédito com frequência. Cerca de 1 milhão de mulheres são ricas, sofisticadas e influentes. Um grupo menor e mais poderoso é composto por 611 mil empresárias de sucesso das grandes cidades, que vivem em áreas nobres com luxo e conforto, e 340 mil executivas e formadoras de opinião.
Os outros grupos sociais também chamam atenção dos pesquisadores. As jovens promissoras são 1,15 milhão: pessoas com até 30 anos, a maioria solteira, morando em regiões urbanas confortáveis e que investem na carreira e na profissionalização.