por Denise de Almeida
A preservação da natureza, o uso adequado das energias disponíveis, a disciplina no trabalho, a assiduidade e o companheirismo entre os funcionários são exemplos de ações que refletem a responsabilidade socioambiental para o bem-estar geral da comunidade.
Para a BR Distribuidora, essas ações, aplicadas no microcosmo da revenda de combustíveis, podem ser a chave para diferenciar os postos que operam sob sua bandeira. Tanto que a companhia dispõe de um manual de práticas socioambientais, onde apresenta várias sugestões de atividades.
Por isso, as atividades socioambientais contidas no manual envolvem, principalmente, conscientização e atitude, como redução do gasto com água, iluminação e refrigeração ou segurança do estabelecimento e meio ambiente.
Veja alguns tópicos:
ü Comunicação além dos avisos tradicionais fixados no posto (não fumar, não usar celular), cabe ao frentista, treinado e orientado pelo revendedor, orientar o consumidor sobre os cuidados no abastecimento do carro, nos estacionamento da loja de conveniência e nos serviços de lubrificação e lavagem;
ü Redução do gasto com água e energia a BR também estimula os revendedores a adotarem uma política de diminuição de custos operacionais, de preservação da natureza e de economia de energia;
ü Segurança na descarga de produtos segundo a distribuidora, a descarga de combustíveis é a operação mais delicada do posto e deve ter a atenção de toda a equipe;
ü Paisagismo a jardinagem que compõe a área verde do posto, além de urbanizar o entorno, também interage com o meio ambiente;
ü Resíduos e lixo segurança, meio ambiente e saúde estão intimamente ligados ao descarte de resíduos e de lixo e, neste caso, a conscientização e o treinamento são fundamentais.