por Denise de Almeida

A preservação da natureza, o uso adequado das energias disponíveis, a disciplina no trabalho, a assiduidade e o companheirismo entre os funcionários são exemplos de ações que refletem a responsabilidade socioambiental para o bem-estar geral da comunidade.  

Para a BR Distribuidora, essas ações, aplicadas no microcosmo da revenda de combustíveis, podem ser a chave para diferenciar os postos que operam sob sua bandeira.  Tanto que a companhia dispõe de um manual de práticas socioambientais, onde apresenta várias sugestões de atividades.    

 Por isso, as atividades socioambientais contidas no manual envolvem, principalmente, conscientização e atitude, como redução do gasto com água, iluminação e refrigeração ou segurança do estabelecimento e meio ambiente.  

Veja alguns tópicos:  

ü    Comunicação –  além dos avisos tradicionais fixados no posto (não fumar, não usar celular), cabe ao frentista, treinado e orientado pelo revendedor, orientar o consumidor sobre os cuidados no abastecimento do carro, nos estacionamento da loja de conveniência e nos serviços de lubrificação e lavagem;   

ü    Redução do gasto com água e energia –  a BR também estimula os revendedores a adotarem uma política de diminuição de custos operacionais, de preservação da natureza e de economia de  energia;   

ü    Segurança na descarga de produtos – segundo a distribuidora, a descarga de combustíveis é a operação mais delicada do posto e deve ter a atenção de toda a equipe;     

ü    Paisagismo – a jardinagem que compõe a área verde do posto, além de urbanizar o entorno, também interage com o meio ambiente;  

ü   Resíduos e lixo – segurança, meio ambiente e saúde estão intimamente ligados ao descarte de resíduos e de lixo e, neste caso, a conscientização e o treinamento são fundamentais.