por Márcia Alves


 


Eles são especialistas em lidar com tecnologia, usam mídias sociais com facilidade, sabem trabalhar em rede e estão sempre conectados. Esse é o perfil dos jovens nascidos nos anos 80 e 90, contemporâneos da revolução digital, mais conhecidos como geração Y.  Até 2025, eles representarão 44% da população economicamente ativa no mundo, segundo estudo realizado consultoria Booz Allen.


 


Classificados como os consumidores do futuro, os membros da geração Y são hoje estudados por diversos segmentos produtivos, que querem entender os seus desejos. Uma pesquisa da Bridge Research descobriu que eles possuem uma nova forma de ver e atuar no mundo e novos valores e comportamentos desenvolvidos a partir da integração da tecnologia ao cotidiano, uma vez que cresceram jogando videogame e ouvindo música na internet.


 


O estudo foi baseado em entrevistas com mais de 600 jovens de quatro grandes centros brasileiros, entre 18 e 30 anos das classes A, B e C, em que foram analisados comportamento, visão do mundo, perfil de consumo etc. (veja quadro). A pesquisa mostra que embora existam semelhanças comportamentais entre seus integrantes, há diferenças que são determinadas pelo poder aquisitivo e o nível social. Isso pode ser verificado nos resultados pela análise dos locais de compra, frequência das viagens e de consumo, posse de itens de conforto e velocidade de acesso a novidades.


 


A idade também faz grande diferença. Os nascidos entre 1978 e 1980 apresentam mais responsabilidade, maior estrutura de gastos, dão maior valor à visão da família e aos estudos. Os que nasceram entre 1990 e 1995, estão mais atrelados aos valores da geração Y: têm menor estrutura de gastos e maior envolvimento com tecnologia e inovação.


 


Para o publicitário César Paz, a geração Yahoo está realmente prestes a assumir o poder de compra. “Muito em breve e de forma crescente, talvez em cinco anos no máximo, veremos a maior revolução de comportamento da história recente do consumo. Milhões de mentes formadas na interação com o mundo virtual passarão a consumir compulsivamente dentro de uma nova lógica de estímulos e interesses”, diz.


 


Ele prevê que haverá novas marcas, produtos com menor ciclo de vida e negócios que serão moldados conforme o desejo dessa geração em formação. “Uma geração mais identificada com produtos de nichos do que com o consumo de massa, mais influenciada pelo youtube do que pela Rede Globo”, resume.


 



Perfil dos Ys


Vida profissional: o trabalho é sinônimo de dinheiro, estabilidade financeira.


Comunicação: pouco a pouco, a geração Y está se afastando do hábito de comprar e ler jornais, substituídos sumariamente pela tevê e internet.


Dinheiro: é resultado do trabalho e significa independência e estabilidade.


Consumo: não são apegados às marcas e têm foco no resultado que a compra produz.


Atendimento: a demora é a principal reclamação. Uma das contradições é que a geração Y não recorre à internet na hora do atendimento, porque não tem paciência para escrever, enviar e aguardar a solução por e-mail.


Fonte: Portal PEGN