por Márcia Alves


 


Depois de adquirir parte da distribuidora Ipiranga, em conjunto com a Petrobras e Braskem, em 2007, e de comprar, em 2008, a rede de postos da Texaco no Brasil, a Ultra anunciou, no final de outubro, a aquisição da DNP.


 


Com um negócio fechado em R$ 85 milhões, a Ultra se tornou dona Distribuidora Nacional de Petróleo (DNP), quarta maior do Norte do País. No ano passado, o volume combinado de diesel, gasolina e etanol vendido pela DNP totalizou, aproximadamente, 260 mil metros cúbicos.


 


De acordo com comunicado da Ultra, a aquisição da DNP reforça a estratégia de expansão, iniciada com a aquisição da Texaco, para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, "onde o crescimento de consumo tem sido acima da média nacional e a participação de mercado da Ipiranga é menor do que nas regiões Sul e Sudeste".


 


A adição da DNP ampliará, ainda, em 40% o volume de vendas da Ipiranga na região e fortalece a rede de revendedores Ipiranga e Texaco, que conta com mais de 5,5 mil postos no país.


 

Com 72 anos de existência e 9,4 mil funcionários, a Ultra se destaca, atualmente, como um dos maiores grupos empresariais brasileiros. O grupo atua no setor de distribuição de combustíveis, por meio da Ipiranga e no de GLP por meio da Ultragaz. Na indústria química detém a marca Oxiteno e no segmento de logística para granéis líquidos, é dona da Ultracargo.