por Márcia Alves


 


A internet pode ser sim um meio para conquistar, manter e fidelizar novos clientes, sem a necessidade de altos investimentos. Essa é a orientação de Ricardo Prates Morais, editor da emarket News e consultor da emarket, agência de marketing e publicidade online. Ele adianta que o primeiro passo é ter um site, ação que se tornou de vital importância na estratégia comercial de todas as grandes empresas e também uma oportunidade de negócios para pequenos e médios empreendedores. “Não existe atividade, de qualquer tamanho ou tipo, que não possa se beneficiar de um site”, diz Morais.


A declaração ganha força ao se constatar que, segundo o IBGE, o Brasil possui hoje mais de 70 milhões de internautas e, na faixa etária acima de 10 anos, mais de 40% da população acessa a rede. Além disso, segundo Morais, pesquisas apontam mudanças de hábito nos internautas brasileiros, que hoje utilizam a internet como forte referência na escolha e consumo de produtos e serviços. “O usuário de internet está entre os consumidores com maior potencial de compra do mercado e isso deve ser avaliado pelas empresas que procuram conquistar novos clientes”, acrescenta.


Ações nas redes sociais


É agora que entra a famosa sigla SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, não basta que um posto de combustíveis tenha um site, é preciso também otimizar a presença da marca do negócio em ferramentas de buscas, por meio de palavras-chave editadas no cabeçalho da página do posto na internet.


Outra dica e fazer com que o site disponha de informações e espaço para comentários sobre, por exemplo, automóveis, mecânica, abastecimento e outros assuntos correlatos. A ideia é estimular a interatividade, com a visita de clientes que podem deixar comentários e sugestões. Em posse deles, o responsável pelo site precisa dar retorno aos visitantes e tomar as providências necessárias.


A partir de então, pode-se atuar no também no Twitter, divulgando mensagens e até promoções. Para tanto, ou site do posto deve se cadastrar para seguir entidades, empresas ou prestadores de serviço do segmento. O objetivo é conseguir seguidores, formando uma onda crescente de visibilidade da marca por meio das redes sociais.


Outra dica do consultor é criar uma comunidade do posto, relacionado com algum assunto do segmento, no Facebook e Orkut, também visando divulgar a marca, produtos e serviços do estabelecimento. Por essa iniciativa pode-se construir relacionamentos com pessoas que tenham interesses semelhantes, permitindo entender melhor os clientes e, assim, fidelizá-los.


“Claro que essa ampliação de mercado e conquista de novos clientes não acontece da noite para o dia. As ações devem ser planejadas, implementadas, reavaliadas e planejadas e implementadas novamente”, reforça Morais. Vale lembrar que para execução das ações mencionadas é preciso ter no posto alguém com total familiaridade com a internet e capacidade de usar as ferramentas disponíveis na rede, ou contratar um serviço especializado no assunto.