por Márcia Alves


 


Um estudo do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), divulgado em outubro, revelou uma verdade inconveniente: a gasolina e o diesel vendidos no Brasil são mais caros em comparação com outros países. De acordo com o levantamento, a gasolina deveria custar 12% menos e o diesel deveria ser entre 10% e 11% mais barato. Nos Estados Unidos, por exemplo, o litro da gasolina custa R$ 0,87, enquanto que no Brasil, o preço na refinaria (sem os impostos de 18,4%), é de R$ 1,03. Já o óleo diesel está sendo vendido a preços 18,9% maiores do que no mercado americano.


 


Segundo o consultor do CBIE, Adriano Pires, a Petrobras ainda não se recuperou da crise financeira mundial de 2008. Mesmo depois de ter recebido R$ 45 bilhões, com sua recente capitalização, cujo valor total foi de R$ 120 bilhões, a empresa ainda precisará recuperar uma perda de receita da ordem de R$ 7,5 bilhões. Em sua política de preços para esses dois combustíveis, a Petrobras segue as cotações internacionais do petróleo e seus derivados e o câmbio.


 


Tanto que na última mudança de preços, realizada em junho do ano passado, houve redução no valor da gasolina e do diesel, mas não foi percebida pelo consumidor devido a elevação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, um dos tributos cobrados sobre combustíveis (Cide). “Essa política de preços é errada, porque um dia é a Petrobras subsidiando o consumidor e, em outros momentos, é o consumidor subsidiando a Petrobras”, disse Adriano Pires.