por Cristiane Collich Sampaio


 



A Festa do Revendedor 2010 foi realizada na noite de 23 de outubro, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). Poucas horas depois do encerramento, o evento já estava na mídia nacional. O Globo e O Fuxico noticiaram a performance arrojada da cantora Claudia Leitte, principal atração da festa “privê” promovida pelo Sincopetro, pela Fecombuesp, Brascombustíveis e Revista PO para os revendedores de combustíveis, fornecedores do setor e parceiros.


Este ano, apesar das 235 mesas disponíveis, os convites não foram suficientes para atender a todos os interessados. Dois meses antes da festa já estavam esgotados. Esse fenômeno de público se deveu, em grande parte, à atração musical escolhida, que, como se viu, tem uma infinidade de fãs no setor.


 


Confraternização em alta


 


Mas, ao longo dos seus 61 anos, a Festa do Revendedor tornou-se um grande evento do setor, por ser um momento de alegria, de confraternização. Muitos empresários, acompanhados pela família e por amigos vêm do interior do estado, todos os anos, só para participar da festa. Entre estes, Edson, do Posto Jorge Tsutomu Myoshi, de Presidente Prudente, que veio acompanhado por cinco pessoas, deixando o sócio, Jorge, à frente do negócio. “Alguém tem de trabalhar”, ironiza. Ou a revendedora do Posto Belly e Gonçalves, de Descalvado, que participou das últimas quatro festas e que desta vez trouxe seis convidados.  Já Gaspar Oliveira, da Rede Senna, de Guarulhos, que é novo na atividade, diz que compareceu em 2009 e considera esta “uma festa muito boa”, em que tem a oportunidade de “conhecer outros revendedores, representantes de distribuidoras e de se integrar com a família”. Do seu grupo faziam parte outras 11 pessoas.


O coordenador do escritório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Amaral, também prestigiou a festa. Ele se declarou surpreso pela presença de grande número de revendedores, de representantes de companhias e de fornecedores do setor e pela cordialidade que imperava. “A festa foi o momento de congraçamento do setor, depois de um longo período de lutas, em parceria com a agência. A diretoria do Sincopetro está de parabéns por esse trabalho e pela festa”, afirmou.


A Festa do Revendedor é cuidadosamente preparada durante meses. Também este ano, durante o jantar dançante, a Banda Koisa Nossa foi a responsável por aquecer os convidados para o show. Nos primeiros minutos do dia 24 de outubro, Claudia Leitte entrou no palco para duas horas de música, dança, alegria e irreverência. Ela cantou sucessos, como Beijar na Boca, Exttravasa e Doce Paixão, e também as novas músicas As Máscaras, Xô Perua e Água e, além de canções de Carlos Santana e Tim Maia, entre outros compositores. Tocou violão, recebeu flores, brincou com músicos e dançarinos e fez a plateia vibrar.


 


Patrocinadores


 


A 61ª Festa do Revendedor de São Paulo contou com o patrocínio das distribuidoras ALE, Áster, BR, Cosan, Ipiranga e Shell, da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e das seguintes empresas: Café do Ponto, Carletti, Coca-Cola/Heineken, Eskala, Fram, GM, Medliq, NetSign, Sodexho Pass, Suatrans, Supply, Telemed e Zeppini.