por Márcia Alves


 


Embora não curem doenças, a ação dos alimentos funcionais, como são conhecidos, vem sendo investigada sobre algumas doenças, como cardiovasculares, inflamatórias e intestinais, câncer, hipertensão, diabetes, entre outras. Para se beneficiar é necessário que o seu consumo seja regular. Mas, no caso de alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento às instruções do rótulo.


Os dez principais alimentos funcionais


Aveia: Rica em fibras solúveis, favorece o funcionamento intestinal, retarda a absorção de glicose e colesterol, prevenindo a obesidade e o diabetes.


Abacate: Fonte de gordura monoinsaturada, ajuda a reduzir o colesterol e a fortalecer os músculos, prevenindo lesões. Duas fatias pequenas por dia são suficientes para suprir a dose diária necessária.


Banana: Fruta com alto teor de carboidrato, muito rica em potássio, previne dores musculares e o aparecimento de câimbras. Uma banana fornece 400mg de potássio.


Cenoura: Rica em carboidratos complexos (que não são metabolizados como glicose), também é fonte de potássio e ajuda a combater a elevação da pressão sanguínea. Meia xícara por dia é o ideal.


Queijo cottage: Fonte de proteína, praticamente não possui gordura em sua composição. Meia xícara fornece 14g de proteína, nutriente fundamental na prevenção de microlesões. Além disso, ajuda no consumo diário de cálcio.


Ovos: Considerados vilões no passado, hoje figuram entre alimentos recomendados por ser fonte de ferro e proteínas (clara do ovo). Sobre o colesterol, uma unidade não chega perto dos 300g, quantidade máxima recomendada por dia.


Castanhas: Com alto valor calórico, fornecem energia por serem ricas em gordura do tipo monoinsaturada, que atua na redução do colesterol no sangue..


Laranja: Excelente fonte de vitamina C, antioxidante relacionado ao rejuvenescimento da pele e à manutenção do tecido muscular, ajuda o organismo a absorver ferro.


Iogurte: Fonte de proteínas; cálcio que fortalece os ossos e previne a osteoporose; e bactérias benéficas, fundamentais para o equilíbrio da microflora intestinal e fortalecimento do sistema imunológico.


Salmão: Rico em ácido graxo ômega 3, responsável por prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, também melhora o tônus muscular.