por Márcia Alves


 


A multinacional alemã Lanxess, especializada em produtos químicos, aposta em uma novidade que promete mudar a cultura do setor automobilístico. Trata-se de uma borracha de alta performance que poderá ser utilizada na fabricação do “pneu verde”, capaz de melhorar o desempenho dos veículos e reduzir o consumo de combustíveis.


De acordo com a Lanxess Brasil, todo pneu tem três atributos básicos que se inter-relacionam: resistência (rolagem), segurança (grip) e durabilidade. Quando um dos desses atributos é alterado, os outros dois pioram. Mas, com a nova tecnologia, esse desequilíbrio deixa de ocorrer, porque os pneus passam a ter menos resistência, ou seja, mais rolagem, sem que os outros dois itens sejam prejudicados. O resultado é menos gasto de combustível e menor emissão de gás carbônico na atmosfera.


A estimativa é de que as borrachas de alta performance possam gerar uma economia indireta de até 20 milhões de litros de combustível por ano, equivalente a 50 milhões de toneladas de gás carbônico.


Na Europa, a legislação prevê que, a partir de 2012, os pneus de carros de passeio terão de estar etiquetados conforme a resistência à rolagem. Aqueles que oferecerem maior resistência – ou seja, ocasionarem mais gasto de combustível – serão banidos do mercado depois de 2016. No Brasil, a unidade de Cabo de Santo Agostinho (PE), deverá incorporar a nova tecnologia a partir de 2011.