por Cristiane Collich Sampaio


 


A Portaria nº 84/2010 da Secretaria dos Transportes do município de São Paulo trouxe apreensão aos revendedores. A ampliação da área de restrição à circulação de caminhões na zona Sul da cidade, que envolve a Marginal do Rio Pinheiros e as avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho, e, agora, também outras no bairro do Morumbi, poderá comprometer o abastecimento de combustíveis na região, uma atividade considerada de interesse público.


Pela medida, os veículos de carga pesada – categoria que inclui caminhões-tanque e carretas de combustíveis – foram proibidos de circular nas chamadas vias estruturais restritas (VER) durante a semana, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h.


 


Autorização é necessária


 


Com isso, de segunda a sexta, o descarregamento de produtos nos postos somente poderá ser feito durante a noite e a madrugada, quando a circulação nas VER é livre. Em decorrência dessas limitações, o abastecimento regular dos postos da área poderá ser comprometido, pois, de acordo com informações do sindicato paulista da revenda (Sincopetro), as bases de distribuição do entorno da capital já estão operando no limite da sua capacidade.


Além disso, há a insegurança gerada pela concentração de descarregamentos durante a noite, já que, com as ruas mais desertas, o número de roubos e furtos de carga pode aumentar, e o custo extra no frete dos combustíveis, que pode representar acréscimo de cerca de R$ 0,02 em cada litro.


Diante da situação, o Sincopetro convocou reunião e está orientando os revendedores, em especial os que possuem redes de postos e estão sendo mais prejudicados pela medida, a solicitarem, por meio de carta ao Departamento de Operação do Sistema Viário da capital (DSV), autorização especial de trânsito (AET), para que os caminhões-tanque também possam trafegar durante o dia, garantindo a normalidade do abastecimento.


A carta (cujo modelo está disponível na sede da entidade) deve ser enviada por cada uma das empresas, individualmente, acompanhada por informações detalhadas sobre o percurso de cada veículo.


A nova portaria visa contribuir para a melhoria do tráfego da cidade, fazendo com que caminhões que cruzavam a área urbana com outros destinos, por exemplo, trafeguem pelo anel viário (Rodoanel).


Nessa fase inicial de implantação não será aplicada multa para quem desrespeitar as restrições ao tráfego na região do Morumbi, mas, futuramente isso poderá gerar sanções e ônus para empresas e empresários.